Major Goldoni diz que evento será para apresentar boas ideias de segurança pública

Por Marcos Antonio Santos

O município de Toledo irá sediar o III Encontro de Gestores Municipais de Segurança Pública e diretores de Guardas Municipais. O evento será realizado na sexta-feira, 28 de abril, com início às 9h, no centro de eventos Ismael Sperafico. E terá uma programação extensa com destaques para a Gestão de evento crítico – ataques a escola por agressor (atirador) ativo – onde estamos, o que temos, o que queremos e para onde vamos!; implementação do Boletim de Ocorrência Unificado (BOU), debates e apresentação de programas já em funcionamento em outros municípios do Paraná.

O secretário municipal de Segurança e Mobilização Urbana, major Christian Guilherme Goldoni disse que será uma boa oportunidade para apresentar as boas práticas de segurança pública que vem sendo realizadas em Toledo. “Temos uma alta exigência de segurança pública na nossa cidade, principalmente em relação a segurança das escolas e CMEIs, além de prioridades no trânsito e mobilidade urbana. Já temos o programa Toledo é + Seguro, que integra todas as câmeras de monitoramento, câmeras que fazem o controle de tráfego, e todas servem para o auxílio da segurança pública. Também a implantação da Guarda Municipal armada, recentemente o prefeito Beto Lunitti conseguiu um convênio em Curitiba para adquirir 100 pistolas para a GM, e agora vamos iniciar a quarta turma de ensino com preparação para arma de fogo. Dentro de outras boas práticas”.

Goldoni assumiu a secretaria em 02 de janeiro de 2023

Durante todo o dia, palestras serão ministradas por gestores de outros municípios: Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel e Curitiba. Um dos temas centrais do encontro será os ataques as escolas, com o palestrante coronel da PM Péricles de Matos, que em 2009, comandou o 19° Batalhão da Polícia Militar de Toledo. Major Goldoni destaca que a secretaria municipal de Educação, GM, policiais militares e policiais civis vêm trabalhando em conjunto para garantir a segurança dos alunos e professores. “Estamos monitorando pessoas que possivelmente estejam espalhando boatos e possibilidades de ataques. Até agora identificamos que são notícias falsas nas redes sociais. Algumas pessoas já foram encaminhadas à delegacia e levadas a responsabilidade junto a Promotoria de Justiça. Temos ainda um plano operacional padrão para que as escolas possam seguir essa metodologia. Além disso, trabalhamos com a polícia militar e polícia civil um reforço no patrulhamento das escolas. E já modificamos o planejamento da distribuição dos nossos guardas por todo o município, e eles estão fazendo uma escala rotativa nas escolas e CMEIs”, afirma o major Goldoni.

PROGRAMAÇÃO

 9h – Apresentação dos participantes

9h15 – Apresentação do município de Toledo e secretaria de Segurança

9h45 – Exposição de atividades institucionais

(30 minutos para cada)

  • 1 – Implementação do BOU – Cascavel (PR)
  • 2 – Desafios e avanços com a implementação do Centro de Controle Integrado (vídeo monitoramento) – Maringá (PR)
  • 3 – Adequações ao CIDADESUSP  – Foz do Iguaçu (PR)
  • 4 – Plano Municipal de SP/experiências de implantação – Londrina (PR)
  • 5- Políticas sociais – os desafios de implantação de uma Guarda Mirim – secretário Alexandro (Pitangueiras – PR)

11h45 – Espaço para perguntas de debates

12h30 às 14h – Almoço

14h – Gestão de evento crítico – ataques a escola por agressor (atirador) ativo – onde estamos, o que temos, o que queremos e para onde vamos! – Palestrante CEL PM RR Péricles de Matos;

14h30 – Espaço para perguntas de debates.

14:50h – Debates sobre os desafios e avanços na formação de um Conselho de Gestores Municipais de Segurança Pública do Paraná.

✓ Convênios possíveis

✓ Formação ou não de Consórcios de Segurança

Participação especial – inspetor Esaú Araújo (presidente da Fepeguam)

15h50 – Encaminhamentos e Deliberações

16h30 – Encerramento