Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Representantes da Prefeitura e empresários da ACIT discutem mudanças no EstaR

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Prefeitura de Toledo e a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) promoveram uma reunião entre os representantes do poder público municipal e associados da entidade para discutir as mudanças propostas ao serviço do Estacionamento Regulamentado de Toledo (EstaR). A intenção era apresentar o novo formato proposto pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) aos empresários. Os avanços preveem a gratuidade de duas horas nas vagas, divididas por quadras, monitoramento eletrônico através de veículo da Guarda Municipal e as penalidades para quem estiver em desacordo com a regulamentação.

O prefeito Beto Lunitti informou que o sistema proposto já funciona em Araucária, município visitado pelos agentes da SSMU juntamente com o gestor municipal, e já está em fase de implantação em outras localidades. “É um sistema que trará a rotatividade que os comerciantes precisam e liberará vagas na região central”. Lunitti ainda acrescentou que o Projeto de Lei está tramitando na Câmara de Vereadores. “Nossa intenção é fortalecer o comércio, diante de uma situação que se apresenta. É um sistema moderno, dotado de tecnologia que facilitará a vida do usuário. Outra vantagem com esse sistema é a constante vigilância dos veículos que circulam na área do EstaR, pois o sistema faz a leitura das placas e pode apontar caso o veículo tenha alguma registro, como o de furto por exemplo”, destacou.

Após uma explanação realizada pelo engenheiro de Tráfego da SSMU, Fabiano Leite Faria, apresentando o novo formato proposto, a presidente da ACIT, Anaide Holzbach, conduziu o debate e ouviu as propostas dos empresários presentes. Diversas autoridades, entre elas o secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo, e dos representantes da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, Major Christian Guilherme Goldoni e Roni Padilha, além do presidente da Câmara Municipal, Dudu Barbosa, e outros vereadores puderam fazer observações. As sugestões apresentadas pelos empresários durante o debate serão levadas ao Poder Executivo e Legislativo para serem analisadas e, caso sejam pertinentes, incorporadas ao texto final da nova lei.

Segundo Anaide Holzbach, a grande participação dos associados no encontro demonstra a força do associativismo e a busca por interesses comuns. “A reunião foi convocada no início da semana, especialmente para os empresários que possuem comércio na área central. Durante a discussão, várias opiniões foram apresentadas, e a proposta principal que foi aceita pela maioria dos presentes é que seja mantido o período de duas horas de gratuidade para estacionamento, porém, em caso de permanência do veículo por mais tempo, o motorista receberia uma notificação com um valor médio de R$ 50,00 para regularizar a situação antes da aplicação da multa.”

A presidente ressalta que é necessário que Toledo se adapte à nova realidade, considerando o aumento da quantidade de veículos no município e a importância da rotatividade de vagas na área central. “Apesar de causar desconforto, as mudanças são necessárias para garantir que haja vagas disponíveis para os clientes acessarem o comércio.” Anaide destaca ainda a relevância de encontrar uma solução em consenso entre todos os envolvidos, para que os interesses coletivos sejam atendidos da melhor forma possível.

Segundo Fabiano Leite Faria, o debate foi positivo, tendo em vista que o serviço é necessário aos comerciantes pela rotatividade de vagas aos clientes. “Agora compete aos vereadores alterar ou não a Lei. O modelo que for aprovado colocaremos em prática. Após a aprovação na Câmara será providenciada a implantação do sistema em aproximadamente 90 dias e destes, cerca de 60 dias serão um período de adaptação dos motoristas e também divulgação para que a população conheça mais sobre as novas regras do EstaR”, concluiu.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real