Foto: Divulgação

Por Marcos Antonio Santos

Depois de oito anos sendo o comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros do município de Toledo (2º SGB), pertencente ao 4º Grupamento de Bombeiros, o Major QOBM Luís Eduardo Zarpellon passou o Comando ao Capitão QOBM Guilherme Rodrigues de Lima. A solenidade foi realizada na sede do 2º SGB, nessa sexta-feira, 14, e contou com a presença de muitas autoridades, entre elas; o Comandante do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar, Tenente-Coronel QOBM Antônio Schinda, do Comandante do 4º Grupamento de Bombeiros, Tenente-Coronel QOBM Rogério Lima de Araújo, o prefeito Beto Lunitti e representantes de segurança pública, Justiça, Defesa Civil Estadual e Legislativo Municipal.

Foto: Divulgação

Nascido em Curitiba, no ano de 1985, o novo comandante, Capitão Guilherme Rodrigues começou a trabalhar no 2º Subgrupamento de Bombeiros de Toledo em 2011, na função de Aspirante. Depois ele comandou o 2°SGB/4º GB de Palotina até 2022, e o 3ºSGB/4º GB de Marechal Rondon, permanecendo até este ano. Ele comenta os desafios que terá pela frente, e também da emoção de assumir essa responsabilidade. “O município de Toledo é representativo no estado e a nossa corporação é destaque no Paraná, então temos uma responsabilidade grande em manter essa qualidade de trabalho e atendimento e quem se beneficia com isso é a população diretamente atendida pelo Corpo de Bombeiros e temos a obrigação de manter essa qualidade dos serviços. É bom que chegamos com a engrenagem rodando, então não precisamos entrar com a responsabilidade de alterar, e sim, de manter e aprimorar, e isso é muito bom. Muitos desafios e algumas ideias”.

Segundo o Capitão, o Quartel de Toledo em termos de atendimento, logística e estrutura está avançado, mas a Defesa Civil ainda precisa ser aprimorada, o que também é uma sensibilidade do município. Ele menciona que com planejamento antecipado será possível evitar danos maiores em casos de desastres naturais. “Toda a vez que acontece um vendaval, uma tempestade de granizo temos condições de risco, e com um trabalho de preparação e planejamento conseguimos manter os locais com uma menor vulnerabilidade. Não podemos evitar algo maior, mas amenizar os danos desses desastres se tivemos um planejamento prévio, e queremos implementar isso em Toledo. Temos que aprimorar os planos de contingências e planejamos a construção de um barracão da Defesa Civil aqui na região para acondicionar os materiais. O estado fornece esse suporte, mas pode demorar um pouco e a nossa ideia é ter mais próximo essa ajuda para um primeiro momento atender a população que necessita”, diz.

Foto: Divulgação

Após oito anos, um recorde, o Major Zarpellon deixa o posto do Corpo de Bombeiros de Toledo, e irá trabalhar no 3º Comando Regional do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná de Cascavel. Em seu discurso de despedida, ele fez questão de enaltecer que quando chegou ao 2º SGB encontrou uma casa organizada e também aproveitou para agradecer todos os bombeiros que teve a responsabilidade de comandar. “Obrigado por todo esse tempo que passamos juntos, obrigado pela forma como vocês me trataram, por todo o aprendizado que vocês me oportunizaram, pela dedicação de cada um para manter um alto nível de excelência. A população de Toledo e região é grata a vocês por tudo que já fizeram e certamente continuarão fazendo. São vocês os verdadeiros merecedores de todas as homenagens nesse dia. Me despeço de todos com aperto no coração e olhando nos olhos de cada um, digo que fiz o melhor para vocês, sempre pensando em prol do coletivo. Foi com esses irmãos de farda que encontrei todo o suporte para trabalhar e deixar a minha personalidade gravada nesse espaço, e sempre com o máximo dentro daquilo que estava ao meu alcance; falando pouco e sempre discreto nas minhas atitudes. E desejo ao Capitão Rodrigues que seja iluminado com muita sabedoria na condução desse Subgrupamento”, concluí.

Foto: Divulgação

O Tenente-Coronel Rogério Araújo, que antecedeu ao Major no comando do 2º SGB, em seu pronunciando elogiou o trabalho realizado por Zarpellon. “Parabenizo você por elevar ainda mais o nome da nossa corporação. Hoje, Toledo é referência para o estado e o Brasil, aqui vem bombeiros de todo o Paraná treinar e de outras regiões do país, que levam o nome e essa referência de corporação; Corpo de Bombeiros. Com certeza você deixou a nossa corporação a nível de Toledo, cidade que eu e você escolhemos para viver”, diz.