Foto: Decom/Câmara Municipal de Toledo

A Câmara de Toledo homenageou com minuto de silêncio o ex-bispo de Toledo Dom Lúcio Ignacio Baumgaertner, arcebispo emérito de Cascavel, falecido no dia 1° de abril, sábado. A homenagem foi proposta pelo vereador Leoclides Bisognin, que falou da atuação do religioso como padre e bispo de Toledo nos anos 80 e 90, lembrando seu falecimento aos 91 anos, em Cascavel. Bisognin recordou sua ordenação, no Rio Grande do Sul, que lhe trouxe a Toledo.

Já o vereador Genivaldo Jesus, lembrou o falecimento de Abidúlia Balbino do Nascimento, aos 89 anos, no sábado de manhã. O vereador relatou que ela atuava como benezedeira no Jardim Coopagro e deixa dez filhos e sete netos.

Dom Lúcio Ignacio Baumgaertner, arcebispo emérito de Cascavel, faleceu no sábado, dia 1° de abril, sendo sepultado no domingo, dia 2 de abril. Dom Lúcio foi homenageado pela Câmara de Toledo com o Título de Cidadania Honorária em 13 de dezembro de 1996, aprovado na forma da Lei R nº 40, de 22 de novembro daquele ano, em proposição sugerida pelo vereador Lino Pizzatto.

O velório foi realizado na Catedral Nossa Senhora Aparecida, com sepultamento no cemitério central da cidade, onde também estão enterrados dom Mauro Aparecido dos Santos e dom Armando Círio.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner nasceu em 2 de setembro de 1931, e foi ordenado sacerdote em 1 de dezembro de 1957, aos 26 anos, em celebração realizada em Bento Gonçalves (RS).

O lema episcopal que o acompanhou durante toda a trajetória foi: “Ut Vitam Habeant”, que traduzido significa, “Para que tenham vida”.

Em 1983, dom Lúcio assumiu atribuições como sacerdote na Diocese de Toledo, onde passou a bispo e permaneceu atuante até dezembro de 1995.

Em 6 de julho de 1983, o Papa João Paulo II, nomeou o então padre Lúcio Ignácio, como bispo diocesano de Toledo. 

Sua nomeação ao cargo de arcebispo metropolitano de Cascavel ocorreu no dia 27 de dezembro daquele ano, sendo o segundo ocupante do cargo, em substituição ao arcebispo dom Armando Círio – que se tornou arcebispo emérito devido à idade avançada.

Dom Lúcio estava internado na UTI do Hospital Policlínica, em Cascavel, desde 28 de março, terça-feira, quando apresentou um quadro pulmonar respiratório delicado, o que acabou acarretando na sua morte no sábado, dia 1° de abril.

Fonte: Decom/Câmara Municipal de Toledo