Foto: Divulgação

O encontro contou com a presença de técnicos, pesquisadores, produtores e importantes parceiros na prevenção de riscos sanitários para a ampla cadeia produtiva regional

O Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) participou de uma importante reunião promovida pelo Conselho de Sanidade Agropecuária de Palotina no último dia 24. O encontro foi realizado na  sede do Sindicato Rural da cidade. O Programa Oeste em Desenvolvimento é um grande incentivador dos Conselhos por reconhecer a importância deles para o desenvolvimento de ações que convergem para a Segurança Sanitária. 

O Valor Bruto da Produção (VBP) da Regional de Toledo foi apresentado durante a reunião, como forma de sensibilização sobre a importância produtiva e possíveis impactos. A preocupação com os temas apresentados é unanime e pauta recorrente para o setor produtivo e em especial para os Conselhos.

Além da preocupação com a gripe aviária e com a campanha para o controle da cigarrinha do milho e doenças que afetam o suíno, na pauta estava a reestruturação do Conselho e a possibilidade de regionalização, integrando as cidades de Maripá, Terra Roxa e Nova Santa Rosa.

A médica veterinária e gerente do Escritório Da ADAPAR /PALOTINA, Tatiane Francieli Sebastiani, apresentou detalhes sobre a ameaça de gripe aviária e também um cenário das implicações e prejuízos que essa situação ocasionaria.

O presidente Sindicato Rural e do Conselho de Sanidade Agropecuária de Palotina Edmilson Zabott, abriu a reunião expondo a grande preocupação do setor com essas ameaças sanitárias, em especial com a gripe aviária. “Nossa preocupação é legítima e esse encontro tem o objetivo de articular estratégias de prevenção, combate e rápida reação diante de qualquer adversidade”, declarou o presidente, citando alguns dos principais pontos de preocupação, como por exemplo, a logística complexa dos exames laboratoriais para o descarte ou comprovação do contágio.

Edmilson Zabott enfatizou que o setor trabalha para evitar que a gripe aviária seja uma realidade. “A Região Oeste é reconhecida por toda a sua potencialidade de produção. O impacto de uma situação de contaminação seria grave. Todo o nosso esforço está centrado em tomar decisões coerentes e com muito conhecimento técnico. Essa soma de esforços é a ferramenta importante e decisiva para que possamos manter a segurança sanitária e proteger nosso sistema produtivo”, declarou.

PARCEIROS – Além dos representantes do Programa Oeste em Desenvolvimento, estiveram presentes o gerente Regional IDR/PR Toledo Ivan Raupp, o gerente Regional Seab -Toledo Paulo Salesi, Eduardo Wammes representando o IDR/PR Palotina, secretários de agricultura de Palotina e Nova Santa Rosa, professores e pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (Palotina), além da importante presença dos técnicos de fomento avícola e produtores rurais da Região Oeste.

Fonte: Assessoria