Foto: Carlos Rodrigues/Decom/Pref. de Toledo

Solenidade realizada na tarde desta sexta (10) no Auditório Acary Oliveira integra ações voltadas a alunos com deficiência cujo investimento totaliza R$ 1.116.830,00

O Auditório Acary Oliveira, anexo ao Paço Municipal Alcides Donin, recebeu, na tarde desta sexta-feira (10), a solenidade de entrega de 26 kits do “TiX Letramento”, plataforma educacional que visa universalizar o ensino básico para pessoas com deficiência de todas as faixas etárias. A ação foi transmitida ao vivo pelas redes sociais oficiais da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Estas ações em prol da educação inclusiva totalizam investimento – entre aquisição de equipamentos, plataformas, licenças vitalícias e garantias – de R$ 1.116.830,00, e fazem parte do Aluno Conectado, o maior programa em tecnologia na rede municipal de ensino já realizado na história de Toledo.

Compostos por um teclado e três tipos de acionadores assistivos, que podem ser utilizados em qualquer dispositivo (smartphones, tablets, desktops e notebooks), os kits serão utilizados por 23 unidades escolares que contam com Atendimento Educacional Especializado (AEE) e/ou Sala de Recursos Multifuncionais, de duas unidades de atendimento lotadas no Centro Integrado de Políticas Educacionais (Cipe) e da Coordenação de Educação Especial Inclusiva, na sede da Secretaria da Educação (Smed). “Temos um arcabouço de ações realizadas nesta área, como a destinação de 140 Padis [professores de apoio à diversidade e inclusão], pois entendemos que todos os 16 mil alunos matriculados na rede municipal têm direito a um ensino de qualidade, o que é possível por meio dos mais de 2.000 servidores de nossa pasta, a quem quero agradecer pelo empenho com que desempenham suas funções”, observa a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa.

Representando os alunos que se beneficiarão com a novidade, a entrega foi realizada com a presença de Caroline, Gabriela e Davi, estudantes da educação especial que estavam acompanhados de seus pais. Davi, por sinal, fez uma demonstração na qual, por meio do TiX Letramento, conseguiu escrever seu próprio nome e respondeu corretamente a todas as questões de uma atividade inspirada na letra de “Aquarela”, canção eternizada na voz do cantor e compositor Toquinho.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Em nome do Legislativo Municipal, três vereadores fizeram falas breves nas quais enalteceram a iniciativa. “O município está trabalhando para dar oportunidade a todas as crianças, uma gestão que tem à frente pessoas com sensibilidade e responsabilidade. Estou no sétimo mandato e nunca imaginei que iria presenciar um momento tão especial como este que acabei de assistir”, destaca Leoclides Bisognin. “Estou muito feliz por ter sido testemunha desse momento histórico. Como fala o nosso presidente [da Câmara, Dudu Barbosa], onde tem política pública, tem a Câmara Municipal. E com a educação não é diferente”, destaca Gabriel Baierle. “Estou lisonjeado por ser vereador na mesma época em que esta novidade foi implantada. Parabéns a todos por esta iniciativa!”, pontua.

Em sua fala, o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt exaltou a grandiosidade deste momento. “Diante o alcance desta política pública, qualquer discussão partidária ou ideológica se torna insignificante. Meu coração pulsa de alegria em perceber que o TiX vai transformar a vida de dezenas de crianças matriculadas na rede municipal de ensino que têm alguma deficiência”, destaca. “O momento que vivemos hoje é resultado de muita persistência da administração pública, a qual proporcionou, nos últimos dez anos, conquistas sobre as quais muitos eram céticos: a vinda do curso de Medicina da UFPR [Universidade Federal do Paraná]; a viabilização do Biopark, um projeto visionário da Prati-Donaduzzi; e, mais recentemente, a decisão em instalar aqui uma unidade da Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária]. Diante de tantos desafios que já superamos, não tenho a menor dúvida que cumpriremos o objetivo de fazer de Toledo uma referência para o Brasil.

O prefeito Beto Lunitti salientou que a atual gestão vê a educação para além do letramento formal. “Trabalhamos nesta área focados em três eixos: encantamento, libertação e inclusão. É uma política pública de desenvolvimento socioeconômico que tem a existência humana como ponto central. Hoje se coroa mais uma fase do conjunto de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência”, comenta. “Estamos desenvolvendo aqui um ecossistema de inovação e queremos que diversas crianças como o Davi, a Gabriela e a Caroline também se beneficiem dele quando chegarem à idade adulta. O Aluno Conectado fez a régua da educação subir e queremos oferecer um serviço de excelência, não só de qualidade”, sublinha.

Formação e vanguarda – Após as falas, os executivos do Grupo Actcon, empresa desenvolvedora da plataforma sediada em Ipatinga/MG, fizeram uma apresentação das ferramentas que agora estarão à disposição dos alunos com deficiência e seus professores – entre elas, o Simplix e o Virtus, que possibilitam, entre outras coisas, maior acessibilidade à comunicação alternativa e ao letramento em língua portuguesa e matemática. A formação para os docentes da Educação Especial será ministrada na próxima semana.

Para iniciar os trabalhos, o coordenador do TiX, Geisse Martins, ministrou uma palestra que foi iniciada com uma análise bastante animadora. “Toledo não será referência nacional em educação. Ja é! Está sendo uma das primeiras cidades a contar com esta tecnologia, que foi desenvolvida por brasileiros e tem sido premiada em todo o mundo desde 2017. A partir deste momento, certamente haverá uma revolução na Educação Especial de Toledo e exemplos emocionantes, como o do Davi, serão cada vez mais frequentes”, assegura.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo