Arthur Lira e Dilceu Sperafico no Show Rural, em Cascavel. Foto: Divulgação

Por Dilceu Sperafico*

O Show Rural Coopavel 2023, de Cascavel, realizado no Parque Tecnológico da Coopavel, nas margens da BR-277, entre os dias cinco e 10 de fevereiro, retratou com fidelidade, a amplitude e detalhes do agronegócio do Oeste, do Paraná e do País, exibindo sua evolução, diversidade, dimensão, qualidade, sustentabilidade, organização cooperativista, contribuição para o desenvolvimento regional, estadual e nacional e potencialidades de expansão e modernização, nas próximas décadas.

Além de belas paisagens, com lavouras exuberantes, aviários, chiqueirões, pastagens cultivadas, residências confortáveis, pomares, galpões, rios, lagos e/ou açudes, silos e matas preservadas. Em Toledo, Capital do Agronegócio e Gastronomia Paranaense, ao liderar a produção e abate de suínos, frangos e peixes do Estado, estão também estradas rurais asfaltadas, com caminhões transportando alimentos e insumos, além de sedes de instituições de ensino e pesquisa, como o Centro Científico e Tecnológico de Biociências (Biopark), com amplo estande no evento mostrando suas atividades, serviços e avanços.   

Para entender e dimensionar melhor a grandeza e importância do agronegócio regional, incluindo passado empreendedor e futuro promissor, bastou percorrer parte do Show Rural, em área de 720 mil metros quadrados e estandes de 600 expositores, dos quais 120  startups ou empresas de tecnologia e inovação, oferecendo ao agronegócio do Oeste o que há de mais moderno para aumento de produtividade e melhoramento genético, com benefícios para todos segmentos produtivos envolvidos no setor do Brasil, o maior produtor e exportador de alimentos e matérias-primas do mundo.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Não por acaso, portanto, o Show Rural Coopavel 2023, comandado pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, foi o maior evento do agronegócio do País, com mais de 380 mil visitantes, entre produtores, autoridades e lideranças, e transações de 5,0 bilhões de reais, abrindo o calendário de feiras agropecuárias do Brasil. A população de Cascavel, vale ressaltar, é de 330 mil habitantes. A 35ª edição do evento foi a 1ª com funcionamento pleno desde a pandemia de Covid-19.

Os estandes, que exibiram tratores, colheitadeiras, pulverizadores e outras máquinas modernas, como drones e equipamentos tecnológicos, técnicas digitais, produtos agroindustriais da agricultura familiar e alimentos coloniais, bovinos, ovinos, suínos e aves de diversas raças, além de oferecerem cursos, palestras, serviços de empresas digitais, equipamentos para instalações pecuárias e insumos modernos, entre milhares de outros produtos e serviços, especialmente tecnológicos, atraindo caravanas de todo o Brasil e países vizinhos, pois o evento se tornou grande referência internacional no setor agropecuário.

Na prática, o Show Rural Coopavel também se consolidou como um dos maiores eventos de turismo de negócios do Paraná, como demonstraram restaurantes e áreas de descanso de lazer lotados, a exemplo de hotéis da cidade e região, com reservas antecipadas há um ano, beneficiando a economia urbana de todo Oeste, além de introduzir novas tecnologias de informação, inovação do metaverso e preservação ambiental, em todos os segmentos produtivos da região e do Paraná. Dessa forma, estimulando a expansão do agronegócio e oferta de alimentos para consumidores nacionais e exportações, com reflexos positivos para a população urbana e rural da região, do Estado e do País.

*Dilceu Sperafico é deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado.

E-mail: dilceu.joao@uol.com.br