Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pela primeira vez, Unioeste disponibilizou provas do vestibular em Braille

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Pela primeira vez em sua história, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) disponibilizou a prova do vestibular totalmente escrita no sistema Braille para uma candidata com deficiência visual que disputa uma vaga no curso de Fisioterapia ofertado no Campus de Cascavel.

A coordenação da banca especial do Concurso Vestibular 2023 da instituição, atendendo um pedido feito pela candidata Tatiana Regina Gonçalves, 49 anos, trabalhou para garantir que a mesma prova dos demais candidatos fosse disponibilizada integralmente em Braille, dando autonomia e segurança para a vestibulanda.

A redação também foi adequada à necessidade da candidata que a fez pelo sistema Dos Vox, que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando uso de computadores por deficientes visuais, o que possibilita um alto grau de independência no estudo e no trabalho

Segundo o assessor de Igualdade e Promoção Social da Unioeste, Ivã José de Pádua, o trabalho de transcrição e impressão da prova foi feito em conjunto com a professora Patricia Zanetti e, no total, foram impressas 196 páginas de provas. “Garantimos que todos os símbolos, palavras gregas, tabela periódica em relevo, língua estrangeira e figuras em relevo fossem igualmente descritos para escrita e leitura da candidata”, disse. Toda grafia usada foi atualizada conforme exige o Ministério da Educação.

Tatiana, que já é graduada em Serviço Social, conta que sempre fez provas em Braille tanto em concursos vestibulares como para concursos públicos. Na Unioeste, ela conseguiu concluir a prova dentro do limite de horário imposto. “O Braille para mim é algo normal, fui alfabetizada pelo sistema e desenvolvo com agilidade e me concentro melhor com esse sistema. Todas as provas de concurso que fiz foram em Braille e isso deveria ser comum a todos”, comentou.

BRAILLE – Oficializado em 1852, o Sistema Braille é um código formado por sinais em relevo que possibilitam a leitura e escrita para as pessoas com deficiência visual para que esse público tenha acesso à escrita e a leitura.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2811 – 02/03/2026

Cotações em tempo real