Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Reclamação: Mais de 20 ligações e ninguém atende ao telefone em UBSs de Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Em dois dias de telefonemas nenhuma ligação foi atendida em duas UBSs

Por Fernando Braga

A saúde pública gerida em Toledo é reconhecidamente uma das melhores do País, alcançando alguns dos melhores índices entre os municípios brasileiros. Porém, alguns ajustes precisam ser feitos para o devido atendimento à população. Fazemos tal observação, pois conferimos, ao longo de dois dias, que telefonemas não estão sendo atendidos em algumas unidades quando buscamos informações.

Aparentemente, os servidores de duas Unidades Básicas de Saúde de Toledo estão com dificuldade para atender as ligações. É o que demonstram as mais de vinte chamadas feitas nesta segunda (23) e terça-feira (24) para as UBSs do Jardim Porto Alegre e da Vila Industrial, que não foram atendidas.

Os telefones chegam a tocar por aproximadamente três minutos e em seguida as chamadas são encerradas. Soubemos do problema através de um leitor da Gazeta de Toledo, que procurou o jornal para reclamar que por diversas vezes tem tentado, sem sucesso, obter informações na UBS do Jardim Porto alegre.

Nesta segunda-feira (23), ele novamente telefonou à referida unidade de saúde para saber se hoje haveria profissional de determinada área médica para atendê-lo. Ele, que é idoso, teve a intenção de procurar com antecedência de um dia a informação porque em outras ocasiões acordou de madrugada e perdeu a viagem, uma vez que ao chegar a UBS para agendar a consulta, através das fichas que são distribuídas bem cedinho, foi informado que não teriam médicos de determinada especialidade para atender naqueles dias.

O intuito do morador era simples: perguntar à equipe da UBS se haveria médico para atender sua necessidade e quantas fichas seriam distribuídas na manhã de hoje. De posse dessas informações, ele saberia se haveria consulta e poderia se programar para chegar com antecedência e garantir uma vaga.

Mesmo comparecendo às 05h45, novamente o morador, que não conseguiu as informações com antecedência, perdeu a oportunidade de se consultar, pois, segundo ele, quando chegou, todas as fichas já haviam sido distribuídas. Ele, assim como outras pessoas que lá estiveram, foram embora sem pegar as fichas de consulta.

Assim que tomamos conhecimento do problema, ainda na segunda-feira, verificamos se o telefone da UBS do Jardim Porto Alegre está funcionando. Em contato com a Prefeitura de Toledo, soubemos que o número discado é realmente o número desta unidade de saúde. Tanto o morador, quanto a Redação do jornal ligaram no período da manhã e no período da tarde. Fizemos um teste e ligamos também para a UBSs da Vila Industrial, e mais uma vez ninguém nos atendeu.

Hoje de manhã novas ligações foram feitas, sem sucesso. Já a tarde, ligamos para a prefeitura e solicitamos à telefonista que transferisse a ligação para a Unidade Básica de Saúde do Jd. Porto Alegre, utilizando um ramal interno. Mesmo assim, ninguém atendeu a chamada.

Procuramos a secretária municipal de Saúde, Dra. Gabriela Kucharski, que nos atendeu. Diante do problema exposto, ela esclareceu o seguinte: “O servidor que faz atendimento telefônico é o mesmo que atende na recepção. Se há pacientes para atender, orientar, entregar guias de consulta, etc, ele não consegue atender ao telefone. Não há telefonista nas UBSs”. A secretária também informou que se encontra em férias e se dispôs a averiguar o que está acontecendo. Ela disse que ao retornar das férias, irá verificar a situação in loco.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2786 – 24/06/2025

Cotações em tempo real