Foto: Fabio Ulsenheimer/Decom

Com o intuito de apresentar as futuras instalações para autoridades e comunidade escolar, na segunda-feira (12), a direção da Escola Municipal Alberto Santos Dumont realizou a formatura dos estudantes na quadra da estrutura que será utilizada a partir do próximo ano letivo. A inauguração oficial acontecerá somente em fevereiro, no retorno das aulas na rede municipal, e durante o período de férias serão providenciados os últimos detalhes, como a instalação do mobiliário.

O momento representa uma conquista de décadas. Durante anos a unidade escolar dividiu espaço com o Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, na Rua Paraná. Em 2016, a Prefeitura de Toledo, por meio do então prefeito Beto Lunitti, disponibilizou uma área para a construção, bem como buscou recursos federais para a edificação do novo prédio. Com a estrutura moderna e inovadora, a partir de 2023, a Santos Dumont também passará a contar o ensino em tempo integral, atendendo as turmas pré 1, pré 2, primeiro ano, segundo ano e terceiro ano. “Quem bom que vocês, da comunidade escolar, vieram conhecer este belíssimo espaço que abre suas portas neste momento para a programação de final de ano. Aqui teremos uma referência em educação para o país”, disse o atual gestor, Beto Lunitti.

Lunitti ainda agradeceu a presença do vice Ademar Dorfschmidt, do presidente da Câmara de Vereadores Leoclides Bisognin, dos vereadores Dudu Barbosa e Gabriel Baierle e da secretária de Educação Marli Gonçalves Costa. “Essa é uma conquista de todos. É preciso reconhecer o empenho dos servidores, de vocês que fizeram parte deste processo e do deputado federal Sérgio Souza que ajudou a destravar algumas questões burocráticas junto ao Governo Federal para dar andamento à obra”.

Feliz com a conquista, a diretora Francieli Hein Suzin comemorou o momento. “Essa é uma obra muito sonhada e aguardada. Estamos com a possibilidade de atender melhor nossos estudantes, com espaços projetados para eles e sem a necessidade de dividir espaço com a escola do estado, que atende adolescentes. E nós atendemos crianças pequenas, então as demandas são diferentes”, salientou a diretora.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]
Foto: Fabio Ulsenheimer/Decom

Ainda participaram do ato a presidente do Conselho Municipal de Educação, Eliana de Fátima Buzin, o presidente do Fórum Municipal de Educação, Leandro Araújo Crestani, a presidente da Associação de Pais e Mestres, Zilma Kramer, e demais pessoas envolvidas com a obra. 

História – A história da Escola Municipal Alberto Santos Dumont se mistura com a do Jardim Porto Alegre, um dos bairros mais antigos de Toledo. “Estou radiante em poder estar aqui, pois estudei nesta escola há 50 anos”, disse Beto Lunitti. A secretária Marli Gonçalves Costa também tem parte de sua vida ligada à unidade escolar. “Além de estudar, eu trabalhei e me aposentei como professora aqui”.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo