Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Gabriel Baierle vê avanços na Gestão Municipal com o Moderniza Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O vereador Gabriel Baierle entende que a desburocratização e modernização através da implementação de tecnologia são os caminhos para simplificar o acesso a serviços públicos e tornar o ambiente de negócios mais eficiente. E, por estar mais próxima dos cidadãos, a esfera política mais capacitada para implementar ações desse tipo é a municipal.

“Uma política de desburocratização e de modernização do serviço público tem de partir do princípio de que essa é uma tarefa de todos, do governo e da sociedade, e, de fato, as experiências no nível municipal são muito importantes”, comenta o vereador.

Neste sentido, Projeto de Lei de sua autoria virou a Lei “Moderniza Toledo” com o objetivo estabelecer normas que simplificam processos administrativos e de ações que sejam implementadas no sentido de modernizar o serviço público municipal.

 A desburocratização almeja tornar mais eficiente os atos e procedimentos administrativos, tal medida ocasionará a redução de gastos por parte dos Munícipes, eliminando certas disposições para a atividade administrativa, com vistas a adequar a gestão pública ao princípio da predominância do interesse público e da eficiência.

Comissão Permanente de Desburocratização e Modernização

Desde maio de 2022 o vereador Gabriel Baierle preside uma Comissão Municipal que visa a implantação do Programa Moderniza Toledo. Fazem parte da Comissão representantes do Poder Executivo, Legislativo e entidades da sociedade civil com o objetivo de apresentar e implementar melhorias na eficiência da gestão municipal com reflexos nos serviços ofertados à população.

Toledo obtém terceira melhor nota em levantamento do TCE-PR

Reflexo da modernização da gestão municipal já podem ser sentidos como, por exemplo, no levantamento do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), divulgado na última sexta-feira (2), que apontou que Toledo obteve a terceira maior nota (99,43%) no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP). Em franca ascensão, o município subiu mais 40 posições em relação a 2021 ao cumprir 120 dos 122 itens previstos.

Para o prefeito Beto Lunitti, a conquista reflete o zelo com que os trabalhos da administração pública são conduzidos.

Desenvolvido pelo corpo técnico do TCE-PR em 2018, o ITP baseia-se nas informações obtidas a partir de um questionário composto por 122 itens que é enviado para as prefeituras – Toledo adequou-se de forma satisfatória a 120. Dividida em cinco eixos (Transparência Ativa, Poder Executivo, Transparência Passiva, Boas Práticas e Informações Prioritárias.

Município e consórcio assinam contrato da PPP da Iluminação Pública

O 5 de outubro de 2022, será lembrado, no futuro, como um “divisor de águas” na prestação de serviços de iluminação pública em Toledo. Isto porque, na tarde desta quarta-feira, foi assinado o contrato de concessão administrativa – no modelo de parceria público-privada (PPP) – entre o governo municipal e o Consórcio Ilumina Toledo.

Pelos próximos 13 anos, o Consórcio fará a “prestação dos serviços de iluminação pública no Município, incluídos a instalação, desenvolvimento, melhoramento, modernização, expansão, eficientização energética, operação e manutenção da Rede Municipal de Iluminação Pública” nas áreas urbanas da sede e dos distritos do município.

Entre outros pontos, o contrato prevê, no prazo de 18 meses, a instalação de lâmpadas LED com acesso à internet que permitirá a detecção a distância de problemas em seu funcionamento (telegestão). Com isso, Toledo passa a ser um dos poucos municípios do Brasil e o primeiro do Paraná a fazer a concessão administrativa dos serviços de iluminação pública.

Prefeitura de Toledo inicia processo de implantação da metodologia BIM

Dentro do processo de inovação e com o intuito de melhorar os projetos e processos vinculados às obras do município, a Prefeitura de Toledo realizou a contratação de uma consultoria e capacitação do Serviço Nacional da Indústria (Senai) para os servidores municipais das áreas de engenharia e arquitetura em tecnologia BIM (Building Information Modeling).

A implantação do BIM – traduzido para o português, significa Modelagem de Informação da Construção – dará mais celeridade e modernizará os processos para projetar, construir e operar uma edificação ou instalação, gerenciando as informações da obra em todo o seu ciclo.

Além de tornar o projeto mais visual, possibilita a detecção de problemas referentes a interferências entre os diversos serviços e os elementos do canteiro de obras. Isso traz mais segurança em todas as etapas do processo de concepção da obra, desde a etapa de projeto até sua execução.

A metodologia envolve novas ferramentas, tecnologias, processos e conceitos que em síntese realizam a virtualização computacional completa de uma obra.

Aluno Conectado

Mais de R$ 30 milhões foram investidos pelo Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação de Toledo (Smed) para que todas as escolas da rede tivessem acesso a internet em todas as salas de aula e laboratórios. Todos os professores receberam notebooks e dez mil tablets estão sendo entregues aos alunos do 1º ao 5º ano de cada uma das 36 escolas municipais. Mais de três mil já foram distribuídos entre escolas, tempo integral e Atendimento Educacional Especializado.

Todo esse investimento faz parte do programa Aluno Conectado e que até as escolas do interior, com mais de 30 quilômetros de distância da sede, possuem internet, televisores grandes nas salas, laboratórios de robótica e de informática.

Com novo layout e mais recursos, Toledo lança novo Portal do Município

Quem acessou www.toledo.pr.gov.br nas últimas horas notou que o Portal do Município de Toledo está de cara nova. A mudança foi apresentada e colocada no ar para o público em geral durante lançamento realizado na manhã desta quarta-feira (16) na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito e transmitido pelas contas da prefeitura no Facebook e no Instagram.

Além de ter um layout mais intuitivo, que faz o usuário chegar ao conteúdo que interessa em poucos cliques, o novo site é responsivo, isto é, pode ser visualizado sem perda de qualidade de informação em qualquer dispositivo (desktop, notebook, tablet, smartphone, entre outros). Com recursos mais avançados de busca em sua formatação, o novo portal é fruto do esforço de servidores de diversos setores da administração municipal, sendo que 80 foram capacitados para alimentar o portal com conteúdos atinentes à sua área de atuação.

Governo municipal foca digitalização de processos em troca de impressoras

Em linha com o propósito da atual gestão no sentido de tornar a administração municipal mais tecnológica e eficiente, 528 impressoras (64,86% do total) que estão sendo instaladas possuem escâner que propiciam digitalização de documentos de forma mais ágil e com maior resolução. “É uma proporção superior em relação à última troca, ocorrida há cerca de dois anos. Esta decisão passa pelo entendimento que, com a implantação gradativa do eProcesso e outras ferramentas que visam a uma maior agilidade e eficiência no serviço municipal, haverá uma queda considerável na impressão de papéis e uma necessidade ainda maior pelo escaneamento de documentos. Eis a razão de investirmos numa quantidade maior de equipamentos que oferecem esse recurso”, explica o secretário da Administração, Alexandre Gregório da Silva.

Eficiência e eficácia: plataforma vai modernizar a gestão pública em toledo

Com o intuito de modernizar a gestão pública, a administração municipal iniciou, na última semana, a captura de imagens para a atualização do Cadastro Técnico Urbano e Rural e a implantação de uma Plataforma de Gestão Territorial, ferramenta que vai permitir ter um mapeamento total de Toledo, com o georreferenciamento de imóveis, arborização e demais estruturas. Os trabalhos estão a cargo da DRZ Geotecnologia e Consultoria LTDA.

Além disso, o georreferenciamento vai permitir consultas de forma mais rápida, destravando diversos processos e dando ao gestor um banco de dados minucioso.

O banco de dados formado ao final do trabalho, com conclusão prevista para 24 meses, trará mais celeridade em processos para certidões de uso e ocupação, aprovação de projetos digitalmente e com aprovação on line, arborização urbana, emissão de alvarás, fiscalização de obras e no processo de gestão de obras públicas com inteligência geográfica, orçamentos, contratos e medições digital.

Fonte: Assessoria

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2790 – 28/08/2025

Cotações em tempo real