Para quem não assistiu a entrevista com o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, e o diretor superintendente da EMDUR, o economista Ascânio José Butzge, sugiro que se atualize, pois a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural quase foi extinta por exigência do TCE-PR. O prefeito também se pronunciou sobre a saída de Neuroci Antônio Frizzo de sua gestão.
Não quero ressuscitar o passado, mas dar os devidos louros a todos que, ontem e hoje, se debruçaram sobre aquela decisão do Tribunal de Contas do Paraná, que não via a EMDUR como uma empresa pública e benéfica aos munícipes, a ponto de recomendar que a mesma fosse contratada apenas via “licitação”, concorrendo como se fosse uma empresa privada, o que inviabilizaria a existência da mesma, que sem opção, seria fechada depois de 38 anos de sua fundação.
Fim da EMDUR
O prefeito foi firme ao falar sobre as ações jurídicas, especialmente agora, através da equipe capitaneada pelo Dr. Alexandre Gregório, que conseguiu mostrar não só a sua importância e o papel da EMDUR, como também de ter convencido o presidente e o Conselho do Tribunal para que a mesma continue sendo a principal ferramenta de obras da prefeitura de Toledo. “Sendo a EMDUR um órgão público, e não privado, a partir de gora, precisamos reestruturá-la em seu todo”, afirmou Beto Lunitti.

Exclusão de cargos
“Essa reestruturação começa pelo número de cargos de primeiro escalão lá existente, e a EMDUR não precisa ter todos esses cargos”, afirmou Beto. “Apenas o superintendente, e depois, cargos de coordenadores devem melhorar a eficiência, com mais economia”, concluiu.
Vamos investir também no aperfeiçoamento “humano”
Ascânio, diretor superintendente, falou sobre os 38 anos da fundação da EMDUR e das principais ações que serão implantadas. Entre elas estão:
- Ampla reformulação, a começar pela modernização e atualização dos seus processos internos, para se adaptar a sociedade toledana, que está mais exigente, principalmente no uso das redes sociais.
- Modernização de máquinas e equipamentos, almejando rapidez e eficácia na realização das atividades;
- Aperfeiçoamento e capacitação profissional dos nossos servidores, que hoje são 202, e em breve chamaremos mais 26 concursados. Essas capacitações serão realizadas em parceria com a Funtec, iniciando pelos gestores de cada área, conforme afirmou o diretor superintendente Butzge.

Usina ambulante “tapa-buracos”
Uma das grandes notícias dessa entrevista, foi o anúncio de que a EMDUR investiu na aquisição de um caminhão “tapa-buracos” – TBR 800. Esse veículo é equipado com uma fresadora que faz o corte do local a ser restaurado, com eficiência e rapidez.

Saída do secretário Neuroci Frizzo
Perguntei ao prefeito Beto Lunitti se a saída do FRIZZO foi uma perda ou ao contrário? Beto o chamou de ‘compadre’ e falou que o respeita muito, incluindo sua decisão ‘pessoal’ de deixar o cargo que ocupava. “Eu insisti para que o mesmo repensasse sua decisão, mas preferiu cair fora. Deixo claro que Frizzo tem as portas abertas no governo, e no momento em que ele quiser retomar as atividades públicas conosco, será bem-vindo”, contou o prefeito.
Mudanças nas secretarias
Amanhã irei trazer as informações sobre as mudanças que serão feitas nesse final de ano. Quais secretarias sofrerão alterações, quem serão os demitidos e quais servidores poderão ascender de cargo, além de outros nomes que estão sendo ‘cogitados’.





