Foto enviada por leitor que registrou o vandalismo.

Por Fernando Braga

Nesta quinta-feira (03), chegaram à Gazeta de Toledo imagens de um espeço público depredado, alvo da ação de vândalos. Trata-se das dependências da pista de bicicross, localizada no Parque Frei Alceu, no Jardim Porto Alegre.

Um leitor nos enviou as imagens registradas na manhã de hoje. Nelas, é possível ver paredes que foram pichadas entre a noite de quarta-feira e o amanhecer desta quinta, além de outros danos. O leitor que fotografou o espaço danificado nos contou que esteve no parque ontem, para fazer caminhada, e constatou que na ocasião o espaço não estava depredado.

Além de nos enviar as fotos, o leitor fez um desabafo preocupante. Segundo ele, “não é a primeira vez que o espaço sofre esse tipo de atentado. Há muito tempo, pais e atletas vêm se esforçando junto ao poder público para manter um espaço adequado para a prática do bicicross. Mas nas últimas semanas, ações de vandalismo têm ocorrido no local”.

Em seu testemunho, o leitor ainda descreve outros estragos, além das pichações, como “roubo de fiação elétrica, destruição de encanamento de água e vandalismo nos banheiros”. Há também indícios de que andarilhos e usuários de drogas visitem constantemente o local.

Aproveitamos aqui para tornar o problema público e alertar a população sobre a necessidade não só de zelar pelo patrimônio, como também de denunciar ocorrências como essas. Sempre que os moradores perceberem pessoas em atitudes suspeitas, devem acionar a Guarda Municipal, pelo 153, ou a Polícia Militar, pelo 190.

Ao avistar espaços públicos vandalizados, os moradores também precisam acionar as forças de segurança, para que os fatos cheguem às autoridades. Quanto a denúncia feita hoje à nossa Redação, acionamos a Guarda Municipal que ainda não havia sido comunicada. Apesar de a Central da GM estar naquela região, a depredação foi feita a noite, em local distante, sem que os vândalos pudessem ser percebidos.

O espaço abarcado pelo Parque Frei Alceu é grande e contempla várias estruturas, como uma pista de skate, além da pista de bicicross, e as instalações onde funcionará o Colégio Alberto Santos Dumont, que deve ser inaugurado em breve. Outras duas estruturas que funcionarão junto ao parque serão o futuro pátio de veículos, destinado aos automóveis recolhidos por pendências ou infrações, e o novo canil da Guarda Municipal, que também será construído nas dependências do Parque Frei Alceu.

Quando todas essas estruturas estiverem em funcionamento, muitas pessoas utilizarão os espaços e farão deles locais movimentados, o que deverá inibir a presença e a ação de vândalos. No entanto, seja onde for, os cidadãos devem ficar atentos e sempre denunciar as ações de transgressores, registrando, se possível, os fatos, para que os representantes do poder público possam tomar as providências cabíveis.

Veja a seguir, outras imagens do vandalismo ocorrido durante esta noite naquele local.