O conjunto infantil, formado pelas atletas  Alana Carolayne da Silva, Isabelle Novelli da Silva, Fernanda Lenz Heinemann, Maria Eduarda Alexandre e Gabriela Maria Lima da Silva, da GR de Toledo,  viajou nesta segunda-feira, 21, para Lima, no Peru, onde participa do Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica. Isabelle também se somará a outras duas ginastas, Isadora Carnielli de Oliveira, de Curitiba, e Emanuelle Felberk Rocha, do Espirito Santo,  para integrar a seleçao brasileira individual. As atletas , tanto do individual como do conjunto, formam a seleçao brasileira transitória infantil e vão representar o país na competição internacional. A professora Solange Martins Paludo, da GR de Toledo, vai como treinadora da equipe de conjunto brasileira e de uma das atletas no individual.

 “Será uma responsabilidade muito grande, tanto para mim, que pela primeira vez viajo como técnica da equipe brasileira, como para as meninas, que formam a equipe brasileira transitória infantil. Elas participaram de uma seletiva e desta forma garantiram a vaga para representar o Brasil nesta categoria, no Campeonato Sul-Americano de GR”, comenta a técnica Solange Martins. Ela agradeceu o apoio dos demais profissionais da equipe de GR de Toledo, que colaboraram nos treinamentos, e demais técnicos e árbitros, que deram sugestões e dicas para melhorar ainda mais o conjunto. “Isso foi muito importante e sou muito grata”, acrescentou.

[bsa_pro_ad_space id=7]

Nos últimos dias, a equipe treinou bastante e a sua expectativa é de trazer para ao Brasil o melhor resltado possível na competição. “Elas estão bem preparadas, treinaram bastante, saimos daqui muito confiantes e espero que dê tudo certo”, reforçou ela, acrescentando que são muitos fatores a serem considerados para o bom desempenho da equipe. Além do trabalho técnico, a condição física e emocional das atletas, no momento da apresentação, influem no resultado final. “A dedicação foi total, elas se esforçaram muito e estão bem focadas”, frisou.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

 “É uma equipe muito boa, talentosa, que está no início de uma grande trajetória. Fizemos o possível e o impossível na preparação para esta competição. Agora é cuidar do psicológico e mandar ver”, acrescentou a técnica, lembrando frases de motivação do técnico de vôlei Bernardinho, que carrega como lema. “Quem chora no treinamento não sangra no campo de batalha”.

[bsa_pro_ad_space id=7]

Segundo ela, o esforço extra dos treinamentos nos últimos dias, que incluíram uma média de oito horas diárias, inclusive atividades no sábado e domingo, deu resultados. “Houve uma evolução bem grande. No conjunto, trabalhamos muito a união, o potencial de cada uma, que tem que ser no conjunto. Elas tem que estar muito unidas, ter uma sintonia, uma sincronia muito boas. Trabalhamos muito isso e estamos na expectativa que tragam uma medalha para o Brasil. Queremos trazer o melhor resultado”, afirma Solange.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 29 anos de atuação no município, conta com as parceiras do Sesi e prefeitura de Toledo e  com patrocínio de O Boticário, Sanepar e Itaipu Binacional, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.

[bsa_pro_ad_space id=7]

­­­­­­­­­­ Jorn. Eliane Cargnelutti Torres (DRT/PR 2537)

[bsa_pro_ad_space id=7]