Dilceu Sperafico votando na manhã deste domingo (02). Foto: Arquivo pessoal

Da Redação

Depois de ter encerrado sua carreira como deputado federal, eleito por seis vezes, Dilceu Sperafico cedeu às pressões do povo que lhe cobrou o retorno à Brasília, devido ao grande desempenho que teve quando estava na Câmara dos Deputados. Ele voltou à disputa e conquistou pela 7ª vez o cargo de deputado federal.

Dilceu votou às 11h11 desse dia 02. Na primeira eleição ele obteve 57.157 votos. Nas eleições de 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014, obteve 78.540, 106.924, 116.652, 107.820 e 151.930 votos, respectivamente. E nesse ano de 2022, ele conquistou pela 7ª vez um assento na Câmara, com 61.689.

Histórico

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Entre 2007 e 2009, foi coordenador da Bancada Federal do Paraná, composta por 30 deputados federais e três senadores de diversas agremiações partidárias. Em 1999 e 2018 presidiu a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, da qual foi membro titular e vice-presidente. A comissão reúne 52 membros titulares e o mesmo número de suplentes, da qual Dilceu foi membro titular e vice-presidente, a exemplo de diversas outras comissões permanentes e especiais, da qual participou. Dentro do Congresso Nacional, em 2005 assumiu a presidência da Frente Parlamentar da Agricultura, integrada por 114 deputados federais e 12 senadores, sendo o primeiro político do Paraná a ocupar o cargo. Integrou a Frente Parlamentar Cooperativista e a Frente Parlamentar da Radiodifusão, entre outros blocos parlamentares, e foi um dos representantes do Congresso Nacional no Parlamento do Mercosul (Parlasul) e no Parlamento Latinoamericano (Parlatino). Representou na Câmara dos Deputados as Regiões Oeste, Sudoeste, Noroeste e Centro-Oeste do Paraná, com trabalho destacado em favor do agronegócio, do agricultor, dos municípios, dos trabalhadores urbanos e rurais e do pequeno empresário.

Sempre esteve entre os parlamentares mais assíduos do Congresso Nacional, segundo levantamentos realizados pela imprensa especializada. Foi apontado como um dos melhores e mais atuantes deputados federais do Paraná, além de estar entre os que mais recursos da União canalizaram para os municípios.  Graças à sua atuação destacada, consolidou imagem de uma das novas e mais influentes lideranças políticas do Estado. Na defesa dos interesses do Paraná, dos municípios e do agronegócio, sempre manteve cordiais relações com autoridades federais e estaduais, incluindo ministros do Governo Federal e governadores do Estado. Em 18 de abril de 2018, solicitou licença da Câmara dos Deputados, por tempo indeterminado, e no dia seguinte assumiu a chefia da Casa Civil do Governo do Estado, a segunda principal função do atual Executivo do Paraná.

Nesse novo desafio, manteve suas convicções de defender os interesses e priorizar investimentos no municipalismo e no agronegócio, levando em consideração os interesses da população e a promoção do desenvolvimento econômico e humano do Estado e do País. Em 31 de outubro de 2018, Sperafico, pediu exoneração do cargo de chefe da Casa Civil do Paraná para retornar à Câmara dos Deputados. Em Brasília, Sperafico participou dos debates finais de votações de emendas parlamentares do exercício e também de discussões sobre importantes reformas que poderão ser votadas no Congresso Nacional. Em 14 de novembro de 2018, reassumiu a chefia da Casa Civil do Governo do Estado, cargo do qual permaneceu até 31 de dezembro. Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em Brasília, já foi agraciado com títulos de ‘Cidadão Honorário’ de 23 cidades do Oeste, Sudoeste e do Noroeste do Paraná: Toledo, Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa, Dois Vizinhos, Missal, Quatro Pontes, Tupãssi, Maripá, Santa Lúcia, Iguatu, Santa Terezinha de Itaipu, Formosa do Oeste, Ouro Verde do Oeste, Terra Roxa, Diamante do Oeste, Pato Bragado, Assis Chateaubriand, São Pedro do Iguaçu, Matelândia, Mercedes, Entre Rios do Oeste e agora Corbélia.

Em 23 de novembro de 2018, recebeu o título de Cidadão Honorário do Oeste do Paraná, concedido pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), a maior e mais importante outorga de homenagem da região. Diversas outras homenagens semelhantes foram aprovadas formalmente por Câmaras Municipais de diversas cidades do Estado, restando apenas a fixação de data para realização de sessão especial e entrega oficial do título.