Audiência debateu a proposta de criação da “Semana de Conscientização e Prevenção das Doenças Cardiovasculares”. Foto: Decom/CMT

A Câmara de Toledo realizou na tarde desta terça-feira (27), audiência pública para debater a prevenção das doenças cardiovasculares no município. A audiência foi organizada pela CEC (Comissão de Educação, Cultura e Desporto) e visa instruir processo para proposição de projeto criando a “Semana de Conscientização e Prevenção das Doenças Cardiovasculares”.

A proposta deve ser apresentada pelo vereador Enfermeiro Alex em função do grande número de óbitos por doenças cardiovasculares em Toledo. A audiência reuniu os membros da CEC, integrada originalmente pelo presidente Professor Oséias, pelo vice-presidente Marcelo Marques, o secretário Elton Welter e os membros Valdir Rossetto e Beto Scain. Com a licença dos vereadores Oséias, Marcelo e Welter, a audiência foi conduzida pelo vereador Beto Scain, tendo ainda a vereadora Eliane Bombardelli, Valdir Rossetto e Enfermeiro Alex.

Também participaram o presidente da Câmara, Leoclides Bisognin, a secretária da Saúde, Gabriela Kucharski, o cardiologista Mateus Scaf, a enfermeira do Curso Técnico de Enfermagem do Colégio Dario Vellozo, Rosmari Gatto Bordignon e os vereadores Chumbinho Silva e Valdomiro Bozó, entre outras autoridades, profissionais do setor e estudantes da área.

O Projeto de Lei que “Institui a Semana de Conscientização e Prevenção das Doenças Cardiovasulares” foi destacado pela secretária Gabriela Kucharski, que ressaltou que a Secretaria da Saúde já conta com um servidor da pasta como vereador, Chumbinho Silva, tendo agora um segundo nome com Alex Sandro Pires, o Enfermeiro Alex.

A secretária, que é médica, disse ser “uma excelente proposta” a criação da Semana de Conscientização e Prevenção das Doenças Cardiovasculares, afirmando que “como pediatra estou muito feliz”, apontando que a prevenção começa já na pediatria, com alimentação e demais cuidados. Para ela, a proposta vem ao encontro da atenção primária através da prevenção, que também significa economia com os tratamentos que deixarão de ser feitos por quem prevenir estes males. Segundo a secretaria, as doenças cardíacas eram a quarta causa de mortes em Toledo, tornaram-se a quinta na pandemia, mas as doenças cardiovasculares já são novamente a principal causa de óbitos no município.

A enfermeira Rosmari Gatto Bordignon, ex-secretária da Saúde e que integra o Curso Técnico de Enfermagem do Colégio Dario Vellozo, destacou na audiência a importância do autocuidado e da prevenção, apontando que a proposta da criação da “Semana de Conscientização e Prevenção das Doenças Cardiovasculares” vem resgatar este ponto.

O vereador Chumbinho Silva relatou que perdeu uma irmã com 37 anos por AVC (Acidente Vascular Cerebral). O acidente vascular cerebral e o infarto são as doenças cardiovasculares. Chumbinho ainda relatou que seu pai também teve dois AVCs, e que depois perdeu um sobrinho de 22 anos, também por AVC. O vereador relatou que suas filhas mesmo sendo ginastas, treinando várias horas por dia, estiveram com colesterol acima de 220 e disse que precisa ter cuidado a respeito disto.

Assista a seguir, a audiência pública na íntegra.

YouTube player

Com informações da Câmara de Toledo.