O Biopark, sediado em Toledo, realizou no último dia 16/09 o Encontro Regional de Incentivo à Produção de Queijos Finos. A AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) esteve presente por meio de seu diretor geral, Vinicius Almeida.
O evento reuniu representantes municipais, secretários da Agricultura, fiscais de órgãos fiscalizadores de produtos de origem animal, produtores de leite e queijo, além de entidades apoiadoras como AMOP, FAEP/SENAR, Sindicato Rural, IDR-Paraná, Sebrae e Sicredi.
O propósito foi conseguir impactar positivamente os municípios para se mobilizem e visualizarem que, realmente, faz sentido possuir uma legislação para produtos de origem animal estruturada.

Além de, buscarem a adesão ao Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), oportunizando as agroindústrias a comercializarem em todo o Estado seus produtos. Apresentou-se, desta forma, o case de sucesso de Toledo, com adequação legislativa, adesão ao Susaf e do estabelecimento da Flor da Terra com a possibilidade de comércio além das fronteiras municipais.
O Projeto de Queijos Finos também foi apresentado, sendo este o promotor do evento, visto que se incentiva o desenvolvimento da região Oeste, a mesma que atua. Hoje está presente em 8 municípios, com 13 produtores conveniados, sendo 5 já produtores de queijos.
“É muito oportuno reconhecer o trabalho desenvolvido pelo Biopark com seu projeto de Pesquisa e Inovação em Queijos Finos. Existe realmente um ambiente de inovação e de desenvolvimento que já gera reflexos e aponta para um futuro ainda mais promissor”, afirma o diretor geral da AMOP, Vinicius Almeida.

Fonte: Comunicação AMOP