Foto: Arquivo/Unioeste

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Toledo, recebeu nota 6 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O período avaliado vai de 2017 a 2020. As notas da avaliação da CAPES seguem uma escala que vai de 3 a 7, esse resultado reforçou a importância do PGDRA na formação e produção do conhecimento.

 O parecer emitido pela Comissão de Avaliação da Área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia (PLURD) e aprovado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES destacou fatores como a qualidade da produção intelectual de discentes e egressos; a qualidade das atividades de pesquisa e produção intelectual do corpo docente; a qualidade técnica do corpo docente; a internacionalização ativa; a nucleação e inserção de seus quadros em projetos de cooperação, atividades sociais e extracurriculares relacionadas a municípios e/ou organismos regionais; e as edições da Escola de Altos Estudos, com pesquisadores da Europa, América do Norte e América do Sul, que estiveram presentes nas interações com o programa ao longo do quadriênio.

O coordenador do PGDRA, Lucir Reinaldo Alves, lembra que o bom desempenho obtido pelo PGDRA na Avaliação da CAPES “é resultado de uma sólida construção institucional que se deu ao longo dos anos. Coincidentemente, em março de 2023 o programa completará os seus 20 anos, e não poderia ter um motivo melhor para comemorar a sua história”.

Alves ainda salienta a importância de todos os professores, estudantes e egressos pela dedicação à pesquisa e atuação profissional em áreas de destaque e relevância para a sociedade, em como os servidores técnicos em atividade e aos que passaram pelo PGDRA nos últimos anos, que garantiram a excelência na administração do programa, criando as condições e o ambiente propícios para o bom desenvolvimento da formação e das pesquisas. “O resultado também é reflexo das gestões anteriores e aos docentes regulares, colaboradores e visitantes cujos esforços de pesquisa, administração, orientação, participação em atividades, grupos de pesquisa e associações científicas contribuíram ao longo dos anos para a excelência do programa”, lembra Alves.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

O coordenador também ressaltou a importância do suporte da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPRPPG) e da Unioeste pelo apoio às atividades desenvolvidas no PGDRA. Por fim, a avaliação realizada pela Comissão de Avaliação e a Coordenação da Área PLURD da CAPES em condições excepcionais reforça o compromisso com a qualidade do ensino superior público gratuito e de qualidade nas regiões interioranas do Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unioeste