Aferição de radar na J. J. Muraro. Foto: Carlos Rodrigues/Decom

Fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná (Ipem/PR) estiveram em Toledo nesta sexta-feira (2) para realizar a aferição dos radares fixos instalados em quatro pontos da área urbana da Sede do município. O teste exigiu, por alguns minutos, a interdição parcial de algumas das mais importantes vias da cidade – tudo feito com segurança, com suporte operacional da Guarda Municipal.

O metrologista do Ipem/PR, Alceu Coutinho, explica que este procedimento é periódico e necessário para que os equipamentos continuem recebendo, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), autorização para controlar a velocidade nas vias onde operam. “Se esta aferição não for realizada, ele perde a prerrogativa de multar os condutores que trafegarem acima da velocidade permitida para a via”, pondera.

Em cada ponto onde há um radar fixo instalado, os fiscais do Ipem/PR passaram, com um veículo apropriado para o teste, com velocímetro de alta precisão embarcado, cinco vezes  

em cada faixa, sempre em velocidades diferentes e crescentes, entre 40 e 100 quilômetros por hora. “Esse trabalho é realizado para garantir a confiabilidade dos radares que temos em nossa área urbana. Com isso, a população pode ficar certa de que as multas emitidas por excesso de velocidade nestes pontos realmente correspondem a uma infração cometida pelo condutor”, assegura o engenheiro de tráfego da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Fabiano Leite Faria. “Da nossa parte, preferimos que nenhuma multa seja emitida, que todos circulem dentro da velocidade compatível com a via, com segurança para si e para outros que estão no entorno”, observa.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]
Foto: Carlos Rodrigues/Decom

Fonte: Decom/Pref. de Toledo