Foto: Carlos Rodrigues/Decom

A Prefeitura e o câmpus Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) firmaram, na tarde desta quarta-feira (30), acordo de cooperação técnica que viabilizará a realização de projetos de extensão na área de mobilidade urbana desenvolvidos pelo curso de Engenharia Civil da instituição. A partir da validação deste documento, assinado pelo prefeito Beto Lunitti e pelo diretor-geral Elder Schemberger, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) está autorizada, pelos próximos 24 meses, a contribuir com as atividades relacionadas ao assunto.

Nos próximos 30 dias, vários acadêmicos vão a campo para avaliar o fluxo de passageiros de algumas linhas do transporte coletivo urbano, mensurando o embarque e o desembarque em cada parada. Além disso, com prancheta, caneta e questionário em mãos, farão uma pesquisa presencial de opinião junto aos usuários do serviço.

A coordenação do projeto, denominado “Transita Toledo”, ficará a cargo da professora Patricia Casarotto de Oliveira, da UTFPR/Toledo, e do engenheiro de tráfego da SMSMU, Fabiano Leite Faria. “Este trabalho no sistema urbano do transporte coletivo de Toledo é só a primeira de vários estudos que serão feitos na sequência em mobilidade urbana”, observa Elder. “Certamente serão coletados dados importantes para formularmos  políticas públicas nesta área, mas a parte mais importante de todo esse processo diz respeito a esse canal com a sociedade que será aberto a partir desta e outras pesquisas”, avalia Beto.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]