Foto: Fabio Ulsenheimer/Decom

As Secretarias de Saúde (SMS) e de Educação (Smed) iniciaram uma formação para qualificar os servidores municipais de escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs). Na sexta-feira (19), na Escola de Administração Pública Municipal (Escola de Governo), começou o curso de emergências pediátricas. A ação é fruto de uma parceria com a Liga de Pediatria do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Campus Toledo, e a Prefeitura.

Foto: Fabio Ulsenheimer/Decom

O intuito é qualificar o quadro funcional para os primeiros atendimentos e quais atitudes devem ser tomadas em situações que envolvam a saúde dos estudantes. “Nenhuma escola ou CMEI está livre de algum acidente que envolva uma criança. É como na casa da gente, ela pode sofrer uma queda, que resulte em algum ferimento, ou possibilidade de fratura, engasgos, um choque com outro aluno em alguma atividade, entre demais situações que causem alguma emergência. Vamos orientar as equipes  da educação  sobre como proceder até a equipe de saúde chegar, caso ela seja acionada”, explicou a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski. 

Além de acidentes, a qualificação vai auxiliar em casos clínicos, como febre ou resfriado. “Em qual momento será preciso chamar algum responsável pelo aluno para vir buscá-lo, o que pode ser feito no próprio CMEI ou escola, se algum sintoma demanda que essa criança seja afastada das atividades. A meta é dar subsídios para os servidores da Smed, além de unificar a linguagem entre a Saúde e a Educação, atendendo nossas crianças de forma integral e da melhor forma possível”, acrescentou Gabriela.

Foto: Fabio Ulsenheimer/Decom

Agir da forma correta nessas situações traz muitos benefícios. “Vamos ter dentro da escola pessoas capacitadas e isso acaba saindo das instituições e beneficiando toda a comunidade”. A secretária ainda acrescenta que o primeiro atendimento é essencial para o sucesso no tratamento.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Para quem está em contato com as crianças no dia a dia, a qualificação é essencial. “Vai ser importante para quem está trabalhando na educação, pois existe sim a preocupação quando acontecem essas situações e como lidar com elas. Os professores e professoras, além dos demais servidores, precisam estar bem orientados para enfrentar casos em que nossas crianças venham a ter algum problema de saúde quando estão sob nossa responsabilidade. É de grande valia e demonstra que queremos oferecer o melhor para nossos estudantes”, disse a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa. A próxima etapa do treinamento acontece na quarta-feira (31).

Fonte: Decom/Pref. de Toledo