Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Obra de laboratório de equivalência farmacêutica da Prati-Donaduzzi avança no Biopark

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Representantes da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi e do Biopark visitaram nesta sexta-feira, 29, a obra de instalação do Centro de Equivalência Farmacêutica (EQFAR) no Parque Tecnológico, em Toledo, no Oeste do Estado. No local, serão feitos estudos e testes para garantir a equivalência entre o medicamento que está sendo desenvolvido (genérico) e o medicamento referência – já registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Atualmente, a Prati-Donaduzzi terceiriza os estudos que serão realizados no EQFAR e a implantação trará agilidade no desenvolvimento de novos produtos e nos protocolos junto a Anvisa. “No desenvolvimento de medicamentos genéricos nós precisamos ser muito ágeis, com esse laboratório conseguimos lançar os produtos com eficiência e rapidez”, explica o presidente da Prati-Donaduzzi, Eder Fernando Maffissoni.

No Centro de Equivalência serão realizados, inicialmente, dois tipos de estudo: a equivalência farmacêutica, que compara o genérico em desenvolvimento com o medicamento de referência, e os estudos de perfil de dissolução, que simulam a liberação do fármaco no organismo e garantem que isso acontecerá de forma eficaz. “Este laboratório é de suma importância para a indústria. É uma etapa importante para comparar os medicamentos antes de administrá-los in vivo”, complementa Maffissoni.

Na área de cerca de 260 m², que fica localizada dentro do edifício Charles Darwin, no Biopark, a Prati-Donaduzzi fará um investimento de R$ 4,5 milhões. “A Prati investe profundamente em pesquisa e inovação, só em 2022 foram mais R$ 85 milhões e isso é o que faz com que continue crescendo de forma acelerada. A pesquisa é fundamental e nós ficamos muito felizes que esteja aqui no Ecossistema um pedacinho desse investimento. A Prati é um grande parceiro do Biopark”, ressalta o presidente do Biopark, Luiz Donaduzzi.

A expectativa é de que aproximadamente 20 estudos completos de equivalência farmacêutica e 40 estudos de perfil de dissolução comparativo sejam realizados anualmente no local. “A instalação desse laboratório é crucial para que a Prati-Donaduzzi continue crescendo em ritmo acelerado. Esse é um laboratório de altíssima tecnologia, que existe em poucos lugares do país e que estamos instalando aqui no Oeste no Paraná. É um passo tecnológico importante e a partir dele podem vir outras etapas mais avançadas”, ressalta Eder Fernando Maffissoni.

O EQFAR solidifica a missão da Prati-Donaduzzi de “Prover saúde e bem-estar através de produtos farmacêuticos de alta qualidade e confiabilidade” e a missão do Biopark de “Inovar para a vida”. “Todas as ações que tomamos tanto na Prati-Donaduzzi quanto no Biopark, são para atender a comunidade e desenvolver a Região”, finaliza Luiz Donaduzzi.

SOBRE A PRATI-DONADUZZI

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,8 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prati-Donaduzzi

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real