Equipe de Karate Shogun Toledo. Foto: Divulgação

Depois de conquistar o vice-campeonato geral no Regional Sul da IKGA, competição oficial que qualificou 15 atletas para o nacional do estilo que ocorre no próximo dia 30, a equipe toledana de Karate Shogun Toledo embarca para Osasco (SP) com 11 atletas, para o Campeonato Brasileiro da IKGA.

Além do título nacional, os atletas de Toledo buscam uma vaga para o Sul-americano em Mendoza, Argentina, previsto para o meio de outubro.

A equipe, que conta com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer do Município de Toledo e da Classe A Construtora e Incorporadora, se preparou intensamente para a competição, como afirma o diretor técnico Jackson Longen. “Os treinos foram objetivos para esta competição, temos esperança que todo o trabalho resulte em, pelo menos 3 pódios e 2 vagas para o sul-americano”, ressalta.

Os principais destaques da equipe são o atual campeão Paranaense e Sul Brasileiro, Marcus Lima, os atuais vice-campeões Paranaense e Sul Brasileiro, Lorenzo Benelle e Eduardo Miranda, e a campeã Sul Brasileira nas categorias de Kata e Kumite Marina Pietrobelli.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

“Estamos focados no Brasileiro da IKGA, mas a agenda para o segundo semestre está cheia. Já em agosto, temos a qualificatória do Campeonato Brasileiro da CBK, e em setembro, a última fase do Campeonato Paranaense FPRK, que pode garantir vagas para a final do Brasileiro e a final do Estadual”, complementa Jackson.

Entenda porque o Karate disputa 2 competições nacionais de diferentes organizações todos os anos:

O Karate praticado em Toledo é do estilo Goju-Ryu, este estilo é comandado no brasil pela IKGA, organização filiada a Gojukai Japão, que é a escola do estilo no mundo. O Brasileiro da IKGA reúne apenas competidores praticantes do estilo Goju-Ryu e qualifica seus atletas com fases regionais, como o Sul Brasileiro.

Já a CBK, é a entidade que organiza o Karate como desporto e é filiada a CBC, COB, COI e WKF. Trata-se de uma entidade que reúne vários estilos de Karate no Brasil e é a responsável pelo conhecido Karate olímpico. Nela, o caminho para disputar a final do Nacional é um pouco mais longa. Primeiramente, o atleta deve obter um bom ranking nos estaduais, depois ele disputa as seletivas nacionais. Todos os anos ocorrem 5 seletivas em todas as regiões brasileiras. Os 4 melhores colocados de cada seletiva podem disputar a final que ocorre no CT da Seleção Brasileira em Fortaleza, Ceará.

A equipe Toledana:

Marcus Henrique de Lima – Master faixa preta -75kg
Eduardo Sales Miranda Netto – Cadete faixa preta -68kg
Lorenzo Valentim Benelle – Sub 12 graduados -38kg
Ricardo Topper – Senior graduados +75kg
Gabriel penteado – Senior faixa preta -75kg
Anderson Fernando Sismotto – Senior faixa preta -75kg
João Douglas de Carvalho – Master faixa preta +75kg
Gabriel Souza de Castro – Cadete novos -75kg
Marina Helena Pietrobelli – Adulto graduados -65kg
Douglas Alexandre de Almeida – Adulto graduados +75kg