Uma das entrevistas mais marcantes da Gazeta de Toledo foi realizada no último sábado, abordando esse momento que Toledo vive, o ápice no desenvolvimento tecnológico e cientifico, com números que projetam nossa produção agropecuária estadual e nacionalmente, com destaque na classificação econômica, na qualidade de vida, na geração de empregos e no padrão de vida que está entre os melhores do Brasil. E para coroar o momento, ainda tivemos a conquista de uma unidade da EMBRAPA, que se instalará em Toledo. Para tratar dessas importantíssimas pautas, tive a honra de ter a presença de Rainer Zielasko presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Anaide Holzbach, presidente da Acit, Paulo Victor Almeida, diretor do Biopark, e Beto Lunitti, prefeito de Toledo. Irei reproduzir algumas frases, e ao final, assistam a entrevista por completo.

Anaide Holzbach, presidente da ACIT

“A Acit trabalha muito nesse campo do desenvolvimento de novos negócios”.

A conquista da EMBRAPA faz parte de todo esse ecossistema. “Quando a comitiva de Toledo chegou a Brasília, todos já sabiam e falavam com entusiasmo de nossa cidade, devido ao trabalho feito quando da vinda dos técnicos da EMBRAPA a Toledo, pois soubemos vender bem nossos números, nossa imagem e nossas qualidades, os deixando maravilhados”.

Rainer Zielasko, presidente do POD

“O Oeste do Paraná, com apenas 11% da população, produz 60% de toda a produção de suínos, 70% de aves e 80% dos peixes do Estado.

“O Programa Oeste em Desenvolvimento faz conexão com as empresas privadas, com o poder público, universidades e com o Biopark, com o objetivo de tentar desobstruir gargalos para melhorar a parte produtiva do Oeste do Paraná. Tivemos a grata satisfação de a EMBRAPA Suínos, de Concórdia (SC), solicitar a filiação do POD, e isso é reconhecimento ao Diego Bonaldo, pela iniciativa em fazer o INOVAMEAT, que nos possibilitou essa grande conquista”.

Paulo Victor Almeida, diretor do Biopark

“A harmonia existente hoje nos mesmos propósitos, traduz em resultados, e é isso que estamos fazendo. Eu não tenho dúvidas que no país, nós não temos um ambiente como esse, nem lá em Dubai”.

Quando a CNI fez uma pesquisa, afiram que o nosso ecossistema de inovação é o melhor do Brasil, deixando para trás Campinas (SP) e Curitiba. Isso se chama chancela”.

Prefeito Beto Lunitti

“A vinda da EMBRAPA se constituiu a partir do INOVAMEAT, com a intermediação fundamental do deputado federal Sergio Souza, e com unidade do setor privado que convergiu no convencimento dos mandantes da EMBRAPA em Brasília.

“Ao celebrarmos esse tempo de alegrias que Toledo vive agora, é necessário voltarmos na nossa história e sermos gratos àqueles que construíram essa cidade, sejam eles público, privado ou entidades representativas. A conquista da vinda da EMBRAPA, se deu graças as iniciativas da AgroDeseco, comandada pelo secretário Diego Bonaldo, que durante o 1º INOVAMEAT já teve o aval do deputado federal Sergio Souza e a confirmação da instalação de uma unidade da EMBRAPA com finalidade tecnológica e científica direcionada às produções de PEIXE, SUÍNOS E AVES”.

Assista a entrevista completa: