Foto: Ricardo Bufolin/Confederação Brasileira de Ginástica

O Brasil conquistou o bicampeonato na disputa geral dos conjuntos (a soma das notas da série mista e da dos cinco arcos) no Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica que está sendo disputado na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro.

Nesta sexta-feira (8), a equipe formada por Maria Eduarda Arakaki, Deborah Medrado, Nicole Pircio, Gabrielle Moraes da Silva, Giovanna Oliveira, de Toledo, e Bárbara Galvão garantiu a segunda melhor nota na série mista (29.050), atrás apenas do México (30.150). Na quinta (7), o conjunto brasileiro conquistou a primeira posição nos cinco arcos.

Na imagem abaixo, identificamos a ginasta de Toledo, Giovanna Oliveira Silva, que participou dessa incrível conquista, depois de outra grande vitória obtida recentemente, junto com a atual equipe, quando as ginastas tornaram-se campeãs da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica em torneio realizado em Pesaro, na Itália .

No Pan-Americano de Ginástica Rítmica, na série mista, a equipe do Brasil apresentou uma coreografia montada com base na música Smile, de Charles Chaplin, que foi grande sucesso na Copa do Mundo, em Pesaro. “Estudamos bastante, é um código muito artístico e sempre tivemos isso como ponto forte. As nossas treinadoras são fortes no artístico, então foi incrível. Pudemos estudar, assistir filmes do Chaplin, estudar os movimentos dele. Trouxemos para a coreografia o máximo de referências que conseguimos”, disse Maria Eduarda, a capitã do time brasileiro.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

No individual geral, Geovanna Santos da Silva fez a alegria da torcida presente na Arena Carioca 1, conquistando a prata. A atleta, que disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio, somou 113.750 pontos, ficando atrás apenas da norte-americana Evita Griskenas.

“Estou eufórica. Estar aqui no Pan, representando muito bem o nosso país, é muito gratificante. É uma seleção que tem meninas novas, que estão subindo na categoria, tem ginastas que estão vivendo o primeiro grande evento e estamos muito felizes”, afirmou Geovanna.

Outra conquista para o Brasil foram as duas vagas no Mundial de Sófia (Bulgária), que será disputado em setembro. Elas foram garantidas após o país ficar em segundo lugar na soma de todos os resultados individuais. As vagas não são nominais.

Quer saber mais e ver o desempenho da ginasta de Toledo Giovanna Oliveira Silva na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica? Confira sua participação clicando aqui.

Veja a seguir a apresentação vitoriosa das ginastas brasileiras no Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica: