Foto: Divulgação

Presente desde o primeiro dia da atual gestão, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Arthur Rodrigues de Almeida deixou este mundo no último dia 26, mas a presença dele ficará por muito tempo na vida dos agentes da Guarda Municipal de Toledo. Um dos legados deixados pelo policial federal aposentado após 32 anos de serviços ao país e que escolheu Toledo para compartilhar toda sua experiência e seu prestígio está materializado na viatura que será utilizada pela K9, unidade que gerencia o canil e realiza o treinamento de cães para funções de proteção, investigação e interação com a comunidade.

O veículo, um Mitsubishi Pajero 2012, foi doado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) graças à atuação de Arthur, que soube superar os trâmites burocráticos para que esse ato se tornasse possível. Infelizmente, não houve tempo para que ele presenciasse esta conquista, mas sua esposa Daniele e as filhas Ana Carolina e Maria Clara o representaram muito bem na solenidade de entrega oficial do automóvel realizada na tarde desta sexta-feira (3).

A saudade e a gratidão foram marcadas registradas do ato, que foi prestigiado por agentes da PRF e da Guarda Municipal, pelo prefeito Beto Lunitti, pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, e pelos vereadores Dudu Barbosa e Gabriel Baierle. O público ficou encantado com Red Bull e Black, cães da raça pastor belga malinois que na ocasião representaram os principais beneficiados com a chegada do veículo, que passou por ajustes mecânicos realizados por intermédio do Setor de Frotas e de estética, pois ganhou uma “cara nova” a partir do layout criado pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura de Toledo.

Vereadores, agentes da PRF, GM, prefeito, vice e familiares de Arthur Rodrigues de almeida. Foto: Divulgação

Falando em nome dos agentes da circunscrição local da PRF, com sede em Guaíra, o agente Igor Viana Soares destacou a boa relação que Arthur mantinha com todas as forças de segurança e todo o empenho empreendido por ele para viabilizar a doação da viatura. “Ele sempre contribuiu muito para os trabalhos da nossa corporação e não medimos esforços para atender ao pedido que fez assim que assumiu o comando da Secretaria de Segurança e da Guarda Municipal. O Arthur perguntou se não tínhamos uma viatura que já não estávamos mais usando. Tínhamos esta e, a partir de então, nos unimos para superar os obstáculos e, enfim, formalizar o repasse. Ficamos orgulhosos por poder estar contribuindo com a segurança pública em Toledo, mas também por ter ajudado um grande homem que tivemos a honra de conhecer”, observa.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]
Agentes da PRF, Ademar Dorfschmidt, GM Roni Padilha, Beto Lunitti e familiares do falecido secretário Arthur de Almeida. Foto: Divulgação

Os vereadores também exaltaram a importância de Arthur para a segurança pública local. “Por meio dele, a integração com as forças de segurança em nível estadual e federal foi ampliada e a viatura doada pela PRF é prova disso. Infelizmente, ele partiu muito cedo, mas temos motivos de sobra para agradecermos a oportunidade de termos convivido com uma pessoa agradável e generosa, que compartilhou seu conhecimento com todos nós, especialmente com a Guarda Municipal”, avalia Dudu. “Em um cenário no qual o governo valoriza e investe bastante em segurança pública, o Arthur foi peça fundamental para colocar em prática algumas ações que hoje transmitem mais tranquilidade ao cidadão toledano e que deixaram os agentes da Guarda muito mais motivados a fazerem aquilo que fazem de melhor, que é servir e proteger a população”, destaca Gabriel.

Bastante emocionadas, a esposa e as filhas de Arthur falaram da dedicação do pai à Guarda Municipal. “As duas coisas que ele mais amava nessa vida eram a família e o trabalho. As melhores lembranças que vou guardar do meu pai são aquelas em que o via com o olhar brilhando quando contava alguma coisa relacionada aos cargos que exerceu. Ele era apaixonado pela Guarda, fez tudo o que pôde pela corporação enquanto teve condições e só tenho a agradecer os agentes por tê-lo abraçado desde o princípio, em dado o apoio necessário para cumprir bem a missão dele”, comenta Maria Clara. “Desde janeiro de 2021 a Guarda Municipal de Toledo tornou-se a segunda família dele, pela qual ele se dedicou integralmente, realmente ‘vestindo a camisa’, da mesma forma que ele atuou 32 anos na Polícia Federal e nos municípios de Colombo e Paranaguá, por onde ele passou antes de chegar a Toledo”, pontua Daniele.

Viúva de Arthur de Almeida, Daniele, e as filhas do falecido secretário, Ana Carolina e Maria Clara. Foto: Divulgação

Ademar e Beto agradeceram à PRF pela doação do veículo e também prestaram merecidas homenagens a Arthur. “Todos que o conheceram aprenderam a gostar dele, alguém que impôs respeito com sua cordialidade, que estabeleceu a harmonia na Guarda Municipal, uma liderança que se colocava ao lado dos liderados, um amiga que deixou uma marca indelével apesar do pouco tempo em que esteve à frente desta missão”, recorda o vice-prefeito. “O Arthur veio para somar e contribuiu demais para que nossa Guarda evoluísse para se tornar gradativamente a força de segurança que sonhamos e precisamos. Vejo o rosto nele nesta viatura, que vai dar uma visibilidade maior à K9 e mais conforto aos nossos cães. Estamos vivendo um ato histórico, simbólico e memorável pelo qual também agradecemos à Polícia Rodoviária Federal, um importante parceiros para quem estamos trabalhando para que em breve tenha uma unidade em nosso território”, salienta o prefeito, que propôs dar o apelido de “ARA” (iniciais de Arthur Rodrigues de Almeida) à viatura.

Ao final, o agente Moacir Guerreiro Campos, instrutor do Black, entregou, em nome da corporação, uma lembrança à família de Arthur. “Este presente singelo, uma caneca com a logomarca da Guarda Municipal de Toledo de um lado e a nossa mensagem de gratidão do outro, foi a forma que expressamos de expressar toda nossa gratidão a ele. Foi um comandante que nos valorizou, que nos igualou às demais forças de segurança, que soube compartilhar seu conhecimento e experiência de policial federal aposentado para que tivéssemos mais excelência no exercício das nossas funções. Só temos a agradecer por tudo que ele fez em prol da nossa categoria”, destaca.

GM Campos e GM Eberhardt. Foto: Divulgação

Fonte: Decom/Pref. de Toledo