Foto: Divulgação

Três reuniões foram mantidas nesta sexta-feira em Curitiba para alinhar ações e iniciativas por intermédio do Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR). O professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), José Ângelo Nicácio e a diretora técnica do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Sandra Finkler, estiveram na Invest Paraná, Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), e Secretaria de Planejamento e Projetos Estruturantes do Estado do Paraná.

O objetivo é viabilizar meios para a busca por recursos, conforme Sandra Finkler. A diretora destaca que foram tratadas várias questões que agregam ao PGR como o alinhamento de alguns treinamentos para a implementação de dados de inteligência artificial. “Algumas pautas devem ser tratadas com os prefeitos”, destaca.

Busca por recursos

Conforme José Ângelo Nicácio, a reunião na Invest Paraná teve o objetivo de alinhar as estratégias dos municípios lindeiros junto a business intelligence (BI) para atrair investimentos públicos e privados. 

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Outra reunião foi mantida no Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) com o intuito de prospectar uma capilaridade de governança onde o cidadão tenha contato direto com o gestor público para suas demandas, isto, por intermédio da inteligência artificial, da ciência de dados. Com base nestas informações os gestores poderão sanar as necessidades da população, segundo José Nicácio e Sandra Finkler.

Na Secretaria de Planejamento e Projetos Estruturantes do Estado do Paraná  buscou-se ferramentas do Programa Paraná Produtivo para médio e longo prazos. “Haverá a busca de parceiros que têm expertise para resolver as questões regionais”, ressalta Nicácio.  

O PGR

O PGR contempla 11 eixos de atuação: governança, gestão pública, sustentabilidade, negócios e renda, saúde, papel da universidade, inovação, agricultura familiar, segurança e competitividade para a cadeia produtiva, infraestrutura e segurança pública.

O comitê gestor do Programa é formado pela Unioeste, Conselho dos Lindeiros, Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e Itaipu Binacional.

Fonte: Comunicação Lindeiros