Uma comitiva de empresários da empresa Alemã Me-Le Biogás, que já esteve em Toledo, deverá investir milhões de Euros a fundo perdido na cidade de Nova Santa Rosa. Essa informação foi a mim repassado, na noite dessa terça-feira, na reunião de criação e fundação da COOPERSAN – Cooperativa de Geração de Energias Renováveis e de Saneamento Rural de Nova Santa Rosa.

Extraoficialmente, a intenção dos empresários europeus era, inicialmente, de instalar a cooperativa em Toledo, mas tiveram dificuldades de apresentar suas propostas por aqui e voltaram-se a focar seus projetos no município de Nova Santa Rosa. Os motivos da cidade escolhida não ser Toledo não foram bem claros, mas no próximo mês de março, os diretores da empresa Me-Le Biogás voltarão ao Brasil e irão anunciar seu destino correto. Pelo que esse colunista entendeu, o primeiro motivo foi a falta de atenção de Toledo para com eles, e o outro que os levou a previamente mudarem seu destino, foi a boa receptividade e a grande mobilização encontradas em Nova Santa Rosa, para a criação da COOPERSAN.

Grande apoio dos munícipes e produtores

Cerca de 200 pessoas ligadas a Associação Comercial e Empresarial, aos sindicatos e membros de várias unidades produtivas, que permitirão num futuro breve mais economia ao Poder Público de Nova Santa Rosa, estavam presentes nessa iniciativa de criar uma cooperativa ligada a geração de energias renováveis e de saneamento rural.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

A Cooperativa COOPERSAN será estratégica para a sustentabilidade ambiental. É estratégica do ponto de vista econômico e financeiro, além de possibilitar a ampliação da cadeia produtiva, permitindo que milhões/ano, repassados para aquisição da energia elétrica consumida, sejam economizados e permaneçam no município, trazendo benefícios diretos a todos, como está lavrado em ATA. Da mesma forma, o lixo orgânico urbano poderá ser melhor aproveitado nas usinas de bioenergia, e em seguida será transformado em adubo, gerando, novamente, redução dos custos aos cofres públicos na destinação dos resíduos gerados estão nas propostas.

Noli Ernesto Schirmer e Orlando Schulz Junior (ao centro com estatuto na mão), presidente e vice, apoiados pelas autoridades, entidades e organizadores do evento. Vale ressaltar que a diretoria é formada por 15 membros de todas as classes representativas. Foto: Divulgação

Maturidade política

Essa união em prol da COOPERSAN monstra a grande maturidade política e ambiental dos gestores daquele município em defesa do interesse coletivo. Quem ganhará será toda a comunidade, toda uma cidade e, claro, nosso meio ambiente. A Me-Le Biogás Brasil será parceira de todas as iniciativas da Cooperativa e auxiliará na intermediação de processos, de projetos e de recursos internacionais e nacionais que possam contribuir com o desenvolvimento econômico sustentável do município de Nova Santa Rosa.

Opinião do colunista

Sabendo que a Alemanha é o país mais adiantado quando se trata de “energias renováveis”, e que implantou aqui no nosso País sua filial, a “Me-Le Biogás Brasil”, percebi que a mesma se embasou na significativa diferença e combinação de geração de energia no Brasil e na Alemanha, e isso, para nós brasileiros, é um avanço muito bem-vindo. 

Vejamos, se o meu Brasil possui uma das combinações de geração de energia mais limpa do mundo e produz mais de 60% da eletricidade com as usinas hidrelétricas – e existe um enorme potencial para maior disseminação de fontes de energia renováveis, como energia eólica e solar -, por que Toledo não abriu as portas para entrar no mapa como cidade inovadora? Isso ficou bem claro há tempos, quando eles estiveram aqui na Acit, propondo essas parcerias inovadoras. Em contato com o secretário de Desenvolvimento de Toledo, ele me afirmou que sua pasta não foi consultada. Mas, caracas, se isso realmente aconteceu, será necessário que nossas autoridades locais revejam algumas posições, e uma delas, creio que seja a “política da vizinhança”, visando apenas o desenvolvimento, sem ranços políticos. PONTO!

Despedida do padre André

No próximo dia 13 de fevereiro, padre André Kasper, pároco da Paroquia São Francisco, no Jardim Coopagro, celebrará sua última missa. O próximo pároco da paróquia São Francisco de Assis será o padre Laudemir da Rocha. Ele vem transferido da Paróquia Santo Inácio de Loyola, em Jesuítas.

Sobre as denúncias de maus-tratos a crianças

Ética, respeito, entendimento, seriedade, serenidade e DEVER DE LEVAR AS INFORMAÇÕES ISENTAS E VERDADERIAS, são minhas premissas.