Foi realizada em Fortaleza (CE), nesse final de semana, a etapa final do Brasileiro de Karatê de 2021. Adiado devido à pandemia, o Campeonato Brasileiro teve dois atletas do Paraná que foram convocados e garantiram em suas categorias 100% de pódio. Leonardo Danoso, de Curitiba, conquistou o segundo lugar na categoria faixa preta, até 84kg, e o toledano Marcus Henrique de Lima, também obteve o segundo lugar na categoria faixa preta, até 75kg.

“Foram mais de 400 atletas de 20 estados que disputaram as categorias de Parakarate (Karatê inclusivo para portadores de deficiência) e Karatê Master, nas modalidades de kumite individual, kumite equipe, kata individual e kata equipe, sendo todas as modalidades disputavas no masculino e feminino”, informou o presidente de FBK, Hermes Queiroz, representante do Brasil na World Karate Federation – WKF, vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro – COB e reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional – COI.

Para o toledano Marcus Lima (200 Kiken), que encerrou o ano de 2021 como campeão Paranaense, esse resultado expressivo conquistado em Fortaleza está motivando-o para as próximas competições.

O atleta relatou o seguinte:

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

“Não havia uma forma melhor de começar o ano! Agora precisamos voltar aos treinos e trabalhar para construir uma equipe forte em Toledo. Temos excelentes atletas com grandes chances, mas precisamos de apoio, principalmente financeiro e local adequado. Estamos levando até a inciativa privada e entidades, um projeto de parceria forte, que somado ao apoio que já temos da Secretaria de Esportes e da Prefeitura do Município, com certeza trará mais resultados para Toledo”. Comentou Marcus.

“Temos tempo para evoluir, um aporte técnico muito bom do nosso coordenador, Sensei Jackson Longen, e o apoio da Secretaria de Esportes. E com mais incentivo, certamente voltaremos dos próximos campeonatos com a vaga para a final”, completa Marcus.

Além dessa qualificatória, o atleta ainda tentará melhorar sua pontuação no ranking em outras 3 etapas realizadas nos estados do Paraná, Minas Gerais e Sergipe.

Quem é o toledano vice-campeão nacional de karatê

Depois de muitos anos afastados do tatame, por ter formado sua família com Karla e pai da Livia (hoje também uma carateca), Marcus Henrique de Lima, de 37 anos, um premiado roteirista cinematográfico e musicista, voltou às disputas do seu esporte paixão, que é o Karatê-do. Marcus começou a praticar o esporte aos 6 anos no TFC, com o Mestre Sansei Santilho, Jakson e Maurício. Desde o início sempre teve muita dedicação e responsabilidade, até conquistar merecidamente a faixa preta.  

Depois de cada aula no Clube Toledão, em casa ele virava técnico para os pais. Foto: Arquivo

Dedicação

Há pouco mais de um ano, Marcus Henrique voltou a se dedicar na busca do equilíbrio entre corpo e mente, para reduzir peso e disputar a categoria 75k, que, segundo ele, é a que mais gosta. Em toda sua carreira, foram inúmeras medalhas conquistadas, sendo a penúltima do Paranaense de 2021, sagrando-se campeão estadual, e agora com êxito esses seus esforços trazendo para o Paraná, para Toledo e sua família, a medalha de atleta de PRATA no Brasileiro.