Saga da cultura foi tema de estação no Encontro de Inverno

Por se tratar de uma cultura importante para o sistema produtivo e para a renda dos produtores, o trigo sempre teve destaque nos encontros tecnológicos da Coamo.

[bsa_pro_ad_space id=7]

Neste ano, no Encontro de Inverno da Fazenda Experimental, além de opções de cultivares, foi apresentada a saga da cultura no Brasil com o plantio de cultivares desde 1930, as quais foram passando por melhoramento genético, até chegar aos trigos cultivados atualmente. 

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Segundo a história, o cereal mexicano, por exemplo, teve grande influência nas lavouras brasileiras, a partir de 1970. Nesse período foram trazidas novas linhagens da cultura para o Sul do Brasil. Por serem de regiões com características bem diferentes acabaram tendo dificuldades de adaptação. 

[bsa_pro_ad_space id=7]

O Informativo Coamo conversou com os pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa), Luiz Cezar Tavares, que teve importante participação na instalação e condução da estação, e André Matheus Prando, que também participou do evento. 

Participaram também da apresentação na estação o pesquisador Paulo Vicente Zaccheo, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Ralf Udo Dengler (Fundação Meridional), além do o engenheiro agrônomo Breno Rovani, chefe do laboratório de análise de sementes da Coamo, que coordenou o ensaio, bem como outros técnicos da cooperativa. 

Para ouvir o programa que foi ao ar nesta manhã CLIQUE AQUI.

[bsa_pro_ad_space id=7]