Só penalizando para haver respeito?

No momento em que o Município convoca a população, as empresas de telecomunicação (internet e telefonia), Copel, Câmara Municipal e a Associação Comercial e Empresarial de Toledo para tratar sobre a regulamentação acerca do problema das “massarocas e fios soltos” nos postes, eis que as empresas, continuam na contramão, abusando.

Desde o ano de 2016 que esse colunista vem levando a público esse problema, que somente agora está sendo pauta por parte dos nossos gestores, empresas, autarquias e demais segmentos, que passaram a buscar uma solução.

Na manhã dessa quarta-feira,05 de janeiro, na Rua Carlos Barbosa, entre a Barão do Rio Branco e a São João, uma empresa terceirizada que presta serviços – Mhnet Telecom (Toledonet) – prestava um desserviço à cidade de Toledo, poluindo e colocando em risco vidas, o que é intolerável. Os responsáveis sabem que existe uma resolução conjunta entre a Aneel e Anatel, que deve ser respeitada sob pena de a Copel – Companhia Paranaense de Energia – cortar os cabeamentos, como ocorreu em dezembro, na esquina da Av. Maripá com Cirne Lima. No entanto, ao que se viu, não foram informados sobre a necessidade de fazer o serviço com qualidade.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Falta de água – Um decreto necessário

O Decreto (10002) em que todo o Paraná se encontra em Situação de Emergência causada pela crise hídrica decorrente da falta de chuvas nos últimos dois anos, obrigou Toledo a convocar o Conselho Municipal do Desenvolvimento do Agronegócio (CMDAT), colegiado que representa as cadeias produtivas da agropecuária, os quais orientaram sobre os trâmites que precedem a adesão ao decreto do Governo do Estado.

Perdas entre 55 a 73 %

O presidente do CMDAT, João Luís Nogueira, agradeceu a Administração Municipal por ouvir o órgão e respeitar os Conselheiros antes de tomar uma decisão tão importante como esta. Segundo o Departamento Estadual de Economia Rural (Deral), o Município já apresenta perdas de 55% na safra verão de soja e de 73% na de milho.

Redução do VBP

Os prejuízos poderão ser bem maiores, pois este levantamento ficou restrito às culturas de grãos, sem considerar os problemas que outros setores, como a piscicultura e a bovinocultura leiteira, têm enfrentado. O que, segundo o órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), pode fazer o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) “encolher” mais de R$ 730 milhões no período 2021-2022.

Déficit de 2.000 milímetros

Chamou-me a atenção o levantamento pluviométrico feito pelo engenheiro agrônomo e membro do COMDET José Augusto de Souza, ex-secretário municipal de Agricultura. Segundo ele, os dados do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), que ele tem colhido ao longo de 24 anos de pesquisa, mostram que neste período, em 15 anos houve chuva acima da média e em 9, esta caiu aquém do esperado (três entre 2018 e 2021).

Déficit de 2.000 milímetros I

Neste último período, de 2018 a 2021, foi registrado um déficit de 2.000 milímetros. “Nestes quatro anos, é como se não tivesse chovido um ano inteiro”, observa. “Em 2020 as precipitações foram menores do que no ano passado, mas a situação agora está pior porque estas se concentraram em outubro e ficaram escassas nos meses seguintes, quando os grãos florescem e precisam ainda mais de água”, comenta.

Alerta dos vereadores e demais entidades

Segundo o prefeito Beto Lunitti, medidas neste sentido já estavam sendo solicitadas há algumas semanas por várias entidades e pela Câmara Municipal, através das solicitações de alguns vereadores. “Agora, temos todos os elementos para aderir ao decreto estadual, mas em função da seriedade da situação, não queríamos que o assunto fosse debatido de forma superficial. A decisão foi coletiva e técnica, e não simplesmente uma ‘canetada’ do prefeito”, salientou na reunião.

Dia de Reis

Nesse dia 06 de janeiro, se comemora, principalmente entre cristãos, o Dia de Reis, ou dias de Santos Reis, no Brasil. Nessa data, também se comemora o níver do meu primogênito. Peço a todos os Santos que o preteja junto a sua família. Te amamos filhão!