No concurso dos melhores projetos urbanos, idealizado pelo IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil, o Projeto Urbanístico do Rio Toledo ficou em primeiro Lugar no PR e segue agora para a disputa brasileira em janeiro de 2022, com grandes chances no Nacional.

Projeto Urbanístico do Rio Toledo ficou em primeiro Lugar no Paraná I

O então secretário de meio ambiente, Neudi Mosconi, muito criticado a época e até nos dias de hoje, recebeu o resultado com muita euforia, e de cara agradeceu ao ex-prefeito Lucio De Marchi, por acreditar e apoiar o Projeto desde a sua concepção, ao Dr. Giovanni Ferri, pelo apoio incondicional e intermediação dos conflitos, ao IAT pela habilidade em conduzir os conflitos e as licenças, ao Conselho de Meio Ambiente, pelos bons debates e discussões internas e pelas deliberações favoráveis ao projeto.

Projeto Urbanístico do Rio Toledo ficou em primeiro Lugar no Paraná II

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Mosconi, também fez referências aos arquitetos e engenheiros da prefeitura, em especial a Sara Maróstica e ao Wander Camargo, à Sanepar, sempre presente auxiliando na manutenção de eliminação dos pontos irregulares de esgoto, às secretarias de Infraestrutura Rural e Habitação, e à EMDUR, por estar sendo a grande colaboradora numa obra que mudou paisagens, mudou a vida de muita gente e revitalizou o nosso Rio Toledo, integrando a cidade e a sua população num belíssimo Parque Urbano.

Projeto Urbanístico do Rio Toledo ficou em primeiro Lugar no Paraná III

Claro que o ex-secretário do meio ambiente não agradou todos. Sabe-se, extraoficialmente, que existe uma grande corrente querendo impetrar na Justiça alguns possíveis” prejuízos” causados devido a algumas remoções feita nas barrancas do arroio Toledo. Nesse sábado, às 8h, ele estará falando sobre esse tema aqui na Gazeta.

Projeto Toledo 70 anos

Grandeza é a ideia de começar as comemorações dos 70 anos de Toledo já no próximo mês de janeiro. Recebi, por parte do diretor de comunicação da prefeitura de Toledo, jornalista Ricardo Morante, um quadro personalizado para a Gazeta de Toledo, mostrando a “marca” para as comemorações, desenvolvida gratuitamente pela Zilch (leia-se Fernando Zilch, publicitário).

Emaranhado de fios será desfeito?

Esse colunista, a pedido dos leitores, fez três matérias sobre e os emaranhados de fios nos postes da Copel, causados pelas empresas de telecomunicação em Toledo, no mês de janeiro de 2016, em 19 de novembro de 2018 e em 26 de dezembro de 2019 – fios . Há poucos dias, o MP se manifestou, assim como o município de Toledo, e a Copel começou a oficializar as empresas responsáveis sobre operação “regularização”.

A visão longínqua do vereador Professor Oseias

Em todas as segundas-feiras acompanho de perto as sessões ordinárias no Legislativo Toledano, e pela primeira vez “contestei” o pronunciamento do “Professor” Oseias. Achei que ele simplesmente estava em outra órbita, pois filosofou como se fosse um membro do “Congresso Nacional”, adulando um ministro que sequer tinha sido empossado.

A visão longínqua do vereador Professor Oseias I

Por entender que primeiramente a obrigação dos vereadores é legislar localmente, dirigi-me a ele e o cobrei sobre esse seu “devaneio” nacional. Mas bastou uma só palavra sua para que esse colunista entendesse a amplitude de sua visão e seu alvo. BINGO, deu certo!

A visão longínqua do vereador Professor Oseias I

Aquele discurso persuasivo sobre o tema “a liberdade de culto” atingiu seu alvo em Brasília, e seu objetivo era estar presente em um dos momentos mais importantes da nomeação do ministro, que é pastor e pós-graduado em Direto pela Universidade de Brasília.