Dilceu Sperafico. Foto: Assessoria

“Todos nós toledanos, de nascimento ou por opção, empreendedores ou trabalhadores rurais e urbanos, devemos comemorar com muito orgulho e satisfação os 69 anos de instalação do município, neste dia 14 de dezembro. O desenvolvimento econômico, social e cultural alcançado por Toledo em menos de sete décadas, é fruto da contribuição de todos os seus cidadãos e cidadãs, em suas respetivas atividades e possibilidades”.

A afirmação é do ex-deputado federal e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Dilceu Sperafico, que acrescenta haver tido o privilégio que colaborar de forma mais ampla nesse processo, na condição de representante parlamentar do município e região no Congresso Nacional e membro do primeiro escalão do Governo do Estado, buscando recursos para execução de obras importantes e prestação de serviços relevantes à toda a comunidade.

“Foi com muita alegria e satisfação que acompanhamos, mesmo que a distância, a programação das comemorações dos 22 anos de inauguração do Teatro Municipal e sentimos o mesmo orgulho e felicidade ao recordar  outras importantes conquistas, como o Centro de Eventos Ismael Sperafico,  campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Parque das Águas, Centro Cultural da Vila Pioneiro, Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Museu Histórico Willy Barth, Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certis), Centros de Juventude, CEU das Artes, super-creche, restaurantes populares, moradias populares, asfaltamento de estradas rurais e revitalização de vias urbanas, entre dezenas de outros empreendimentos”, acrescenta Sperafico.

Conforme ele, saber que Toledo lidera os oito municípios da região Oeste estão entre os 14 do Estado com Valor Bruto da Produção (VBP) Agropecuária de 2020 acima de um bilhão de reais, é uma satisfação muito grande, pois comprova o acerto de sua decisão de eleger o agronegócio e o municipalismo como prioridades de seu trabalho, na aprimoração da legislação e busca de recursos públicos federais e estaduais, ao longo de 24 anos de vida pública.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

“Ler e ouvir que Toledo segue na liderança do ranking do agronegócio do Paraná e Sul do País pelo 8º ano consecutivo, com VBP de 3,48 bilhões de reais, consolidando sua condição de ‘Capital Paranaense do Agronegócio’, é um orgulho muito grande e só quem acompanha de perto há décadas a dedicação e competência de empreendedores e trabalhadores rurais e urbanos, sabe que esse diferencial não caiu do céu e foi construído com muito trabalho, competência e determinação”, destaca.

 O ranking dos municípios mais destacados no VBP foi divulgado no dia 22 de setembro último pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), e mostrou que a produção agropecuária de Toledo vem apresentando crescimento destacado a cada ano. O crescimento no valor nominal município de Toledo foi de 30,07% no VBP de 2020 em relação ao volume alcançado em 2019. O VBP é o índice utilizado para compor o Fundo de Participação dos Municípios, representando 8,0% da cota-parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), destinada às prefeituras.

Em Toledo, a suinocultura contribuiu com 1.536.297.683,08 reais ou 43,92% da formação do VBP, como destaque da produção agropecuária do município, seguida pela avicultura com 936.523.191,31 reais ou 26,77%, e a produção de grãos com 656.531.064,88 reais, somando 18,77% do total, demonstrando a diversidade, qualidade, sustentabilidade e extensão da geração de alimentos no município, destinados aos mercados interno e externo.

“Isso tudo demonstra o acerto de Toledo desde o processo de colonização, com a divisão da então Fazenda Britânia em pequenas propriedades e atração de colonizadores descendentes de imigrantes alemães e italianos, que já dominavam a consorciação da lavoura à pecuária e a agroindústria artesanal. Esse trabalho prosseguiu com a competência de gestores e legisladores municipais, empreendedores e trabalhadores, que fizeram de Toledo a capital do agronegócio e do ensino superior da região, especialmente nas áreas das pesquisas, inovação, biociências e tecnologia da informação, levando a modernidade para o campo e as empresas e promovendo o desenvolvimento que comemoramos neste 14 de dezembro”, finaliza Sperafico.