População aguarda para tomar a vacinação contra a Covid-19 em ouro Verde do Oeste. Foto: Divulgação

Há dois dias, em 07 de dezembro, o enfermeiro Edson Bender, da Vigilância Epidemiológica e Imunização de Ouro Verde do Oeste publicou no portal da Prefeitura um balanço da vacinação contra a Covid-19 no Município. Confira a seguir.

O dia 18 de janeiro de 2021 foi a data que marcou o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Devido a indisponibilidade de doses de imunizantes no mercado mundial para o atendimento simultâneo de toda a população vacinável, objetivou-se viabilizar o uso das vacinas disponíveis através de um Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) que elencou os grupos prioritários para o início da vacinação.

O principal propósito da vacinação era a redução da morbimortalidade causada pela Covid-19 e a proteção da força de trabalho para manutenção do funcionamento dos serviços de saúde e serviços essenciais. Nesse sentido, foram discriminados grupos prioritários pelos quais se iniciou a imunização (da maior idade para a menor). Com o decorrer da Campanha, se chegou a meta de vacinar toda a população com 12 anos ou mais.

No Município de Ouro Verde do Oeste, no dia 07 de dezembro de 2021, foi atingida a idade mínima decrescente com toda a população acima de 12 anos ou mais que procuraram a vacina. Graças a esse número expressivo de vacinados pode-se dizer que a vacina contra a Covid-19 foi a principal aliada no combate ao novo coronavírus.

Nos dias 06 e 07 de dezembro não houveram casos suspeitos ou confirmados para a Covid-19, tampouco pacientes ativos ou em isolamento, ao contrário dos grandes números de pacientes suspeitos, ativos, internados, isolados e dos 34 óbitos, antes do grande percentual de vacinados no Município.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça aos munícipes que ainda não realizaram a 1º dose ou aqueles pendentes/atrasados para a 2º dose (sendo estes um número considerável de cidadãos), que procurem a sala de vacina do Centro de Saúde para agendarem a suas vacinas. É imprescindível lembrar, também, que além das duas doses, está em vigor a dose de reforço ou também chamada de 3º dose para aqueles que já completaram 05 (cinco) meses da 2º dose.

Por Enfº Edson Bender / Vigilância Epidemiológica e Imunização