Magnânimo professor

Dr. Edson Marques de Oliveira recebeu nessa semana, creio que uma das suas maiores valorizações: ser reconhecido internacionalmente como um dos “cientistas mais influentes da América Latina e do mundo”. Para sua elevação espiritual, está entre os 100 professores da Universidade Estadual do Paraná – Unioeste, o único no curso de Serviço Social.

Magnânimo professor I

Assim ele se manifestou: “Quero compartilhar com vcs uma gde alegria. Recebi a notícia pela diretoria de imprensa da Unioeste, Paraná, onde me informaram, que o meu nome aparece numa lista dos cientistas mais influentes do mundo e da América Latina, e entre 100 professores da Unioeste, sendo o único do Serviço Social. Gratidão pelo reconhecimento e alegria por saber que o conhecimento está sendo compartilhado”.

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Magnânimo professor II

O curso de Serviço Social da Unioeste, Toledo, PR, tem a imensa honra e privilégio de ter como professor o Dr. Edson Marques Oliveira, reconhecido como um dos pesquisadores mais influentes do mundo, citados no AD Scientific Index Ranking for Scientist 2021. Responsabilidade, justiça, respeito e equidade são marcas de um grande profissional.

Expo Dubai: “um estimulo ao crescimento exponencial de Toledo”

Estarei entrevistando no próximo sábado, além do presidente da ACIT, Claudenir Machado, que explanará sobre a entidade, sua vice-presidente,

Anaide Holzbach, que representou a ACIT em Dubai, e o secretário do Desenvolvimento Econômico de Toledo, Diego Bonaldo, que integrou a comitiva toledana na feira internacional. O tema principal será a visão e a globalização dos negócios no mundo.

Não podem matar cachorros e gatos

Municípios estão proibidos de sacrificarem “animais” a partir de agora. O Presidente da Republica sancionou a Lei 6.610, que proíbe essa prática para animais de ruas que estejam saudáveis.

Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística – POD

A Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística que compõe o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) reuniu-se presencialmente na Associação Comercial e Empresarial de Toledo para a retomada e ampliação dos trabalhos e temas relacionados ao desenvolvimento regional.

Câmara técnica de infraestrutura e logística – POD

O presidente do POD e coordenador da Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística, Rainer Zielasko, destacou que com a integração dos membros, a Câmara Técnica ganha capilaridade e torna-se ainda mais representativa.

“Ouvir cada localidade e formatar soluções que possam promover e fortalecer o desenvolvimento que também passa pela conquista de uma infraestrutura compatível com nossas necessidades regionais e com uma logística que consiga dar suporte ao crescimento sem onerar a produção”, destacou.

“Esse é um assunto que nunca sai de pauta e nem da lista de prioridades para o desenvolvimento. Avançar com essas questões é abrir portas para o futuro e para todo o potencial que a Região Oeste possui”, esclareceu o presidente.

Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística – POD I

Além de outros importantes debates, Rainer falou sobre a expectativa no novo ousado projeto do Porto de Paranaguá que deve trazer possibilidades mais seguras e dinâmicas para o processo logístico do Estado.  O projeto foi apresentado recentemente em uma reunião da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Pretende-se interligar Cascavel ao Porto de Paranaguá contribuindo para que a logística do Oeste se desenvolva e gere resultados mais satisfatórios.

PEDÁGIO

Na pauta foram apresentados temas importantes como os avanços na Nova Ferroeste, asfaltamento das estradas rurais e outros assuntos que interferem diretamente no escoamento da produtividade e outros temas ligados ao setor. O pedágio, mesmo com muitos avanços, segue na pauta do Programa Oeste em Desenvolvimento e foi um dos principais assuntos da reunião. Com o encerramento dos atuais contratos de pedágio no Estado, a conservação e manutenção das rodovias e o novo modelo de concessão são uma das maiores lutas do POD. 

FISCALIZAÇÂO

Outra preocupação apresentada na reunião está relacionada ao monitoramento das obras do contrato atual do pedágio. Dilvo Grolli, membro da Câmara Técnica e incentivador de estudos e defensor ativo deste tema na Região Oeste, reafirmou que a fiscalização precisa ser efetiva e compartilhada com a sociedade. “O Programa Oeste em Desenvolvimento seguirá acompanhando de forma muito próxima à evolução das obras em cada uma das praças. Além disso, o POD tem em mãos um estudo do fluxo das praças de pedágio que elucida o número real de tráfego nas estradas do Oeste que deve balizar todas as tratativas com relação ao novo contrato”, finalizou Dilvo Grolli.

O ex-presidente do POD Danilo Vendruscolo sinalizou a articulação do Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável. Segundo Vendruscolo, a iniciativa deve concentrar uma pauta que envolva todas as temáticas que convergem em soluções e inovações na logística regional. O evento está programado para acontecer em Foz do Iguaçu nos dias 23, 24 e 25 de março de 2022. (Texto da assessora de comunicação Edna Nunes adaptado à coluna).