Com o capelo, o reitor da Unioeste, Alexandre Weber. Foto: Divulgação/Unioeste

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus de Toledo promoveu nesta terça-feira (19) a colação de grau das formandas dos cursos de Secretariado Executivo Trilíngue e Serviço Social. Devido à pandemia de Covid-19, a cerimônia foi realizada em formato híbrido. Ao todo, 35 alunas colaram grau. As cerimônias de formatura iniciaram na segunda-feira, com a colação de Ciências Sociais e Filosofia, e seguem até quinta-feira.

A oradora das turmas, Ana Clara Schneider, agradeceu o apoio de professores, familiares a amigos durante o processo da graduação e lembrou das pessoas que não puderam ter acesso à universidade e dos colegas que tiveram de desistir antes do término do curso. “A universidade pública é do povo e para o povo. Por isso, o nosso muito obrigada vai para todos aqueles que, mesmo sem adentrar a universidade, abriram caminho e nos possibilitaram ocupar as cadeiras da Unioeste durante essa jornada”, discursou Schneider.

A professora de Secretariado Executivo Trilíngue, Ivanete Daga Cielo, discursou em nome das homenageadas pelas formandas e aconselhou as presentes a trabalhar com aquilo que se acredita para evitar a frustração. “A vida é uma só, é una, e trabalhar com aquilo que não se acredita é a certeza da frustração. Por isso, investir em uma carreira, em títulos acadêmicos pode se tornar vazio, inócuo, se em descompasso com o verdadeiro conhecimento libertador, com as nossas convicções, com os nossos sonhos, com o que manda o nosso coração. Construam a vida profissional pensando em que história vocês querem contar para seus filhos”, disse Cielo.

O reitor da Unioeste, Alexandre Weber, lembrou dos percalços do início da pandemia e da adaptação pela qual os professores precisaram passar para ministrar aulas on-line e falou, também, do processo de transformação dos estudantes e professores dentro da sala de aula. “Uma universidade pública tem um grande diferencial: ela não apenas forma, ela transforma. Vocês se transformaram aqui dentro, e vocês nos transformaram aqui dentro, e vocês, junto conosco, transformaram a sociedade onde a Unioeste está inserida”, argumentou Weber.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]
Remi Schorn, diretor-geral do campus de Toledo. Foto: Divulgação/Unioeste

O diretor-geral do campus de Toledo, Remi Schorn, falou sobre os impactos da universidade na sociedade, através dos projetos de extensão e pesquisa. “Nós temos projetos de extensão naquelas populações mais necessitadas, mais carentes. Nós temos nos segmentos intermediários e temos projetos de extensão com os empresários. Nós estamos presentes, profundamente, na teia cultural, não de Toledo, mas da região inteira”, discursou Schorn.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unioeste