Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Itaipu adere ao Outubro Rosa e reforça campanha mundial de prevenção ao câncer de mama

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Alguns dos principais prédios e monumentos da empresa, como o Centro de Recepção de Visitantes (CRV) e o Ecomuseu, ganharam tons de rosa neste mês de outubro

Pelo oitavo ano consecutivo, alguns dos principais prédios e monumentos da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), ganharam iluminação especial, desde o dia 1º, para marcar a participação da empresa na campanha Outubro Rosa. O movimento tem o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Ganharam iluminação rosa as fachadas do Ecomuseu e do Centro de Recepção de Visitantes (CRV), as calotas do Parque da Piracema e o monumento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), instalado logo após a barreira de controle da usina. A iniciativa é da Comunicação Social de Itaipu, com apoio da Divisão de Serviços da Diretoria de Coordenação.

Além da iluminação rosa, a empresa também está preparando um podcast com depoimento de colegas que passaram pelo drama do câncer de mama e orientação de profissionais de diferentes áreas. O programa deve ser lançado na próxima semana, com produção da Divisão de Imprensa e a coordenação dos programas Reviver e Gestão da Diversidade, ambos da Superintendência de Recursos Humanos. 

Monumento da Unila. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

Pelo mundo

O Outubro Rosa é um movimento global que surgiu nos Estados Unidos, nos anos 1990, e se espalhou pelo mundo. Monumentos icônicos, como a Torre Eiffel, em Paris, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e a Casa Branca, nos Estados Unidos, costumam receber a iluminação especial no período. 

“A Itaipu é referência mundial em energia limpa e renovável e não poderia ficar de fora de um movimento que alerta para um problema que afeta a vida de milhares de mulheres. O Outubro Rosa dá visibilidade e contribui para orientar a população sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce”, reforça o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general João Francisco Ferreira.

De acordo o Instituto Nacional de Câncer (INC), órgão do Ministério da Saúde, o câncer de mama é a neoplasia que mais afeta as mulheres no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Somente em 2020, foram notificados 66,2 mil casos no Brasil, que representam 29,7% de todos os casos de câncer no período. 

Quando mais cedo o câncer de mama for diagnosticado, maiores são as chances de cura. Entre as formas de prevenção estão a consulta regular ao médico, a realização de exames (como a mamografia, para as faixas de idade recomendadas), a prática de atividades físicas e a adoção de uma alimentação saudável. A amamentação também é considerada um fator de proteção para as mulheres.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Itaipu Binacional

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real