Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PTI e Prefeitura de Marechal Cândido Rondon assinam novo termo de cooperação para estimular empreendedorismo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon (PR) e o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) assinaram, nesta quarta-feira (21), um novo termo de cooperação para fomentar o empreendedorismo e a inovação no município.

A parceria vai viabilizar investimentos em novas startups da região, através da Incubadora Santos Dumont, na unidade de Marechal Cândido Rondon.

O acordo de cooperação foi assinado pelo general Eduardo Garrido, diretor superintendente do PTI-BR; o prefeito Marcio Rauber, de Marechal Cândido Rondon; Fernando Ferner e Adolfo Freitag, diretor executivo e presidente do Sicredi Aliança PR/SP, respectivamente. Também estiveram presentes no evento diversos vereadores e secretários municipais.

Através desse novo acordo, a prefeitura e o PTI-BR trabalharão conjuntamente para incentivar as ações de inovação em Marechal, com investimento superior a R$ 100 mil por ano. Além disso, o Sicredi e o Parque Tecnológico devem estimular projetos de inovação aberta e fomento ao empreendedorismo no agronegócio, com investimento inicial de R$ 55 mil ao ano.

Região Oeste

Para o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Márcio Rauber, o objetivo é focar em iniciativas que possam estimular novas empresas, em especial na área do agronegócio, beneficiando não só o município, mas toda a região oeste do Paraná.

“Estamos fazendo um novo acordo direcionando as nossas ações para empreendedorismo e inovação, focando em resultados. Queremos dar nova vida a unidade Santos Dumont, do PTI-BR, aqui em Marechal e esperamos que a toda a região oeste do nosso Estado seja beneficiada com a formação de novas empresas”, disse o prefeito.

Segundo o diretor de expansão global da ExoHub, Michel Costa, Marechal Cândido Rondon possui as qualidades essenciais para investimentos na inovação.

“Para nós, da ExoHub, é um prazer investir em uma cidade como Marechal Cândido Rondon. Nós representamos um dos braços do investimento nessa parceria e enxergamos, aqui no município, o melhor local para fazer esse aporte. Isso se deve não apenas devido ao agronegócio, mas também pela cultura empreendedora que está aqui instalada”, explicou Michel Costa.

Alinhamento com Itaipu

Para o diretor superintendente do PTI-BR, general Eduardo Garrido, o novo termo de cooperação está alinhado com a missão da Itaipu Binacional, pois o objetivo é levar desenvolvimento para a região.

“Nós somos uma Fundação mantida pela Itaipu e estamos alinhados com as suas diretrizes e orientações. É o que temos buscado em vários projetos, principalmente em Foz do Iguaçu. Aqui em Marechal, essa iniciativa se encaixa muito bem com nossas ações para empreendedorismo, inovação e agronegócio. Quando fortalecemos a nossa unidade, da Incubadora Santos Dumont, aqui em Marechal, quem ganha é a região, com geração de renda, mais empregos e melhor qualidade de vida”, afirmou o general Eduardo Garrido.

Novos negócios

Segundo o diretor executivo do Sicredi, Fernando Ferner, o planejamento estratégico da sua empresa prevê, até 2023, um olhar para a inovação.

“Nosso planejamento estratégico contempla ações para investir, apoiar e incentivar as inovações regionais. Recebemos o contato do PTI-BR para que pudéssemos estar juntos nesse grande projeto aqui em Marechal. Com isso, esperamos gerar novos negócios, novos empregos”, explicou Ferner.

Fonte: Assessoria de Comunicação do PTI-BR

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real