Foto: Divulgação/Secom

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e do Departamento de Atenção Primária, está trabalhando para levar as doses da vacina contra a Influenza para o maior número possível. No último sábado (24), 102 unidades foram aplicadas no estacionamento da loja do Jardim Porto Alegre do Primato Supermercado e até sexta-feira (27) motoristas profissionais podem se dirigir ao ponto montando na sede local do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) localizada no Jardim Panorama (Rua Doutor Cid Marcondes de Albuquerque, 415).

Para serem imunizados, integrantes da categoria precisam apresentar documento pessoal e carteirinha de vacinação (se tiver; caso não tenha, uma nova será feita no ato), além de comprovar que não tomaram uma das doses da vacina contra a Covid-19 há menos de 14 dias e confirmar que não teve sintomas suspeitos da doença há menos de 30 dias. “Os motoristas, sobretudo os caminhoneiros, vivem uma rotina de incertezas pelas estradas: nem sempre conseguem se alimentar e descansar da forma como precisam, além de estarem em contato constante com pessoas de vários lugares. Por estarem tão suscetíveis a doenças respiratórias, é importante eles tomarem sua dose para se protegerem contra a gripe”, pontua a diretora de Vigilância em Saúde, Juliana Beux Konno.

Antes da vacinação no Primato e no Sest/Senat, outras duas ações semelhantes foram realizadas em agosto, imunizando mais de 600 pessoas: dia 7, na Praça Willy Barth; dia 15, no Parque Ecológico Diva Paim Barth e no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann. Dia 1º de setembro (quarta-feira) doses contra a Influenza  serão distribuídas aos servidores públicos municipais que trabalham no Paço Alcides Donin.

A população em geral com mais de seis meses de vida pode ser vacinada em todas as unidades de saúde de Toledo (exceto a da Cosmos, que está atendendo exclusivamente pacientes com sintomas suspeitos de Covid-19), durante o horário de funcionamento destes equipamentos públicos. Para reduzir a exposição aos tipos de Influenza mais comuns e perigosos em circulação no Brasil ]“A” (H1N1 e H3N2), “B” e sazonais], basta levar os documentos e observar os prazos descritos no segundo parágrafo.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação