Migalhas a Toledo?

Pois é! Fiquei muito contente na semana passada quando propaguei a vinda do vice-governador (que assumira a chefia do Executivo interinamente), do líder do governo na ALEP e de mais três secretários a Toledo para inaugurar a Cozinha Social e anunciarem investimentos em torno de R$ 2 milhões, entre outros projetos que virão. Contudo, o montante não atinge 15% do anunciado para Cascavel.

Migalhas a Toledo? I

Confesso que é um misto de positivismo e de tristeza, ao mesmo tempo, pois Cascavel, como sempre, me faz refletir ainda mais sobre a nossa “falta de representatividade, tanto na ALEP quanto no próprio Governo do Estado. Dá inveja sim (do bem) e tristeza, por Toledo sequer ter elegido um deputado estadual.

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Milhões em obras à Cascavel?

Eis que nessa segunda-feira, o governador do Paraná, Ratinho Junior, anunciou para Cascavel a bagatela de R$ 48 milhões somente em novas obras.

  • Duplicação da 277 até o Show Rural e porto ferroviário;
  • Duplicação do Contorno Oeste de Cascavel, com uma extensão de 19,07 quilômetros, acesso até a Avenida Brasil, de 4,79 quilômetros, na altura do bairro Santo Inácio.
  • Duplicação integral do trecho de 14,28 quilômetros do Contorno Oeste, conectando a BR-277 (ligação com Foz do Iguaçu) à BR-163 (acesso à Toledo e ao Sudoeste).

Ratinho Junior e o pedágio

Ele reconheceu que as mudanças que foram feitas para as próximas empresas que irão explorar as praças de pedágios, se devem, em grande parte, às ações feitas por aqueles que produzem, mencionando o setor agro do Oeste, representado na ocasião por Dilvo Groli e Rainer Zielasko.

26 voos diários

O Terminal Aeroportuário de Foz do Iguaçu vai operar, pelo menos, 666 voos em agosto, números bem próximos do período pré-pandemia e março de 2020, perfazendo uma média superior a 21 voos diários durante o mês de agosto. Em algumas datas, estão programados 26 pousos e decolagens, bem próximos aos 30 voos realizados a cada 24 horas antes da pandemia da covid-19 em março do ano passado.

Toledo ZERO voos diários

O que me intriga é que se as cidades de Cascavel e Foz do Iguaçu praticamente não pararam de receber voos diários, em Toledo, que sempre manteve uma ocupação acima de 90%, só foi comunicado o corte que perdura até hoje, com promessas de retornar entre os meses de setembro e novembro próximo.

Cadê o ‘VOE PARANÁ”?

Em 2019, foi lançado oficialmente o programa Voe Paraná, com a ideia de incentivo à aviação regional do governo do Paraná, para atender as “chamadas pequenas” que teve mais de 8 mil passageiros nos pequenos aviões “Caravan”.

Incentivo sobre o “ICMS”

Logo após, foi anunciado pela Azul a compra de aviões com maior capacidade de passageiros, batizado de Azul Conecta, para manter o projeto onde o estado passou a dar incentivos às companhias aéreas que ampliassem as rotas no estado. Esse incentivo é de 2% de descontos no litro do querosene a cada destino das aeronaves.