A qualidade e a inovação são valores que fazem parte dos processos e serviços nas atividades da Coamo. A cooperativa está acompanhando a evolução e, diante disso, apresenta o Aplicativo Coamo, um novo canal de relacionamento para o cooperado estar mais próximo e integrar seus negócios com a cooperativa. Para acessar o Aplicativo Coamo, basta baixá-lo nas lojas do Google Play ou APP Store.

Com o Aplicativo Coamo, o cooperado tem informações na palma da mão, de maneira segura, ágil e confiável. O aplicativo tem várias funcionalidades e, nesta primeira etapa, ele pode acessar preços dos produtos, variação do dólar e cotações da Bolsa de Chicago, bem como, consultar contratos e fazer intenções de vendas, fixar produtos, liquidar débitos e acompanhar toda a sua movimentação com a cooperativa.

O aplicativo Coamo é uma evolução do Cooperado-Online, ferramenta de gestão que foi criada em 2006 na sua primeira versão com acesso direto dos cooperados no site Coamo. “Em 2015, o Cooperado On-Line teve melhorias para atender às necessidades dos cooperados. Ele foi o primeiro canal digital no formato web site, onde o cooperado passou a ter acesso às informações com comodidade, segurança e praticidade, de onde estivesse, desde que conectado à internet”, informa José Aparecido Bernardo, gerente Administrativo da Coamo.

A evolução da mobilidade com o smartphone fez com que o mundo migrasse para serviços baseados em aplicativos, e na Coamo não é diferente. “Diante desse cenário, alguns cooperados solicitaram que o serviço oferecido por meio do cooperado On-Line, também, fosse oferecido no formato aplicativo. A Coamo se preparou para esse momento. Foi necessário um aparato tecnológico que propiciasse entregar um serviço de qualidade e com segurança”, comenta Ailton de Almeida Queiróz, gerente de Tecnologia da Informação da Coamo, acrescentando que mesmo com essa novidade, o serviço do Cooperado On-Line continuará disponível aos cooperados no site Coamo.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Desenvolvimento

O trabalho de construção do Aplicativo Coamo iniciou em 2019, quando a equipe da Coamo começou a ouvir cooperados com o intuito de saber quais eram suas necessidades e os serviços que deveriam estar inseridos na ferramenta. Em 2020, foi dado o ponta pé para o desenvolvimento deste serviço digital. “O Aplicativo Coamo traz uma flexibilidade de manuseio, de forma intuitiva e com fácil navegação. Será uma nova experiência de relacionamento com os cooperados e deles com a Coamo”, explica Ailton Queiróz.

Projeto Piloto

Foram convidados cinco cooperados para contribuir com sugestões para a criação e formatação do Aplicativo Coamo. Emilio Magne Guerreiro Junior, Igor Eduardo Schreiner, Jonathan Henrique Welz Negri, Wilson Menin Junior e Frederico Stellato Farias participaram da iniciativa com o objetivo de repassar à equipe de desenvolvimento quais serviços atenderiam às necessidades dos cooperados no dia a dia. Esta estratégia foi adotada para criar um aplicativo interessante, prático e diferente do ponto de vista do usuário, porque foi moldado segundo às sugestões de cooperados. “Foi um avanço, com excelente participação, sendo uma iniciativa que permanecerá nos próximos processos de construção de novas ferramentas que têm os cooperados como usuários”, afirma Antonio Sérgio Gabriel, diretor Administrativo Financeiro da Coamo.

Na segunda fase do Projeto Piloto do Aplicativo Coamo foram convidados outros 20 cooperados representando várias regiões da Coamo. “Tanto na primeira como na segunda fase, percebemos o interesse e envolvimento, e após diversas reuniões, a satisfação dos cooperados, aliada à uma expectativa pelo surgimento do Aplicativo Coamo. Antes eles acessavam e acompanhavam seus negócios na Coamo pelo Cooperado On-Line no computador e agora poderão acessar pelo smartphone e sem sair de casa”, explica Lucas de Melo Leão, Analista de Negócios, Líder de Desenvolvimento do Aplicativo Coamo que reuniu profissionais da Tecnologia da Informação, utilizando métodos ágeis e parceiro de tecnologia.

Transformação

O Aplicativo Coamo será uma plataforma de serviços integrados, de relacionamento e gestão dos cooperados. “Temos uma transformação. Tudo para que o cooperado seja atendido no momento certo, do jeito certo e segundo a sua conveniência. A cooperativa deve evoluir para outros serviços digitais que não estarão somente dentro desse app, mas que farão parte de um pacote de transformação. São serviços que hoje estão somente no balcão, mas devem chegar na mão do cooperado”, prevê o diretor Administrativo e Financeiro.

Validação dos cooperados

O cooperado, Emílio Magne Guerreiro Junior, de Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), foi um dos produtores que apresentou a demanda do aplicativo à Coamo. De acordo com ele, a ideia surgiu após uma palestra de José Aroldo Galassini, presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, que falava sobre a importância dos jovens na cooperativa. “O objetivo era levar o cooperativismo para mais perto do cooperado, e era preciso uma ferramenta para que fosse alcançado. Daí surgiu a ideia do aplicativo, já que o smartphone está nas mãos da maioria das pessoas e praticamente todos os cooperados têm”, diz.

Guerreiro observa que o processo de formatação foi bem particular. “Foi bem coisa de agricultor, desenhamos no papel, escrevemos como seriam os botões, quais as informações que teriam. Criamos as necessidades e buscamos o que mais utilizamos na cooperativa”, conta o cooperado.

Segundo o cooperado, o aplicativo estará sempre em processo de atualização, para trazer mais funcionalidades e benefícios, ficar mais interativo e dinâmico, com objetivo de estreitar o relacionamento entre cooperativa e cooperado. “O aplicativo é como ter o escritório na palma da mão. Tiramos a Coamo dos tijolos e podemos carregá-la para qualquer lugar.”

Para Frederico Stellato Farias, cooperado da Coamo em Campo Mourão, o produtor rural tem uma limitação de tempo, que é um recurso extremamente valioso. “Desperdiçamos tempo em fila de atendimento, em deslocamento para sair da fazenda e ir até à cooperativa. O aplicativo agilizará nossa vida, pois tem várias operações que fazermos por meio dele sem deslocamento até o balcão da Coamo, com ganho de produtividade e redução de custos.”

O Aplicativo Coamo superou as expectativas do cooperado. “Sinto-me privilegiado por participar do processo de formatação e implantação dessa ferramenta. A iniciativa da Coamo em convidar um grupo de cooperados para ouvir a demanda foi muito assertiva, afinal, quem vai utilizar o aplicativo, somos nós”, afirma Farias.

Serviço: Para mais reportagens na Revista Coamo acesse:

http://www.coamo.com.br/revistacoamo/jun21/

Fonte: Coamo