A cultura é um importante elo de desenvolvimento intelectual, pessoal e profissional para as pessoas. Pensando nisso a Prefeitura de Toledo oferece todos os anos uma série de cursos voltados para a área cultural e para 2020 não será diferente. Para esse ano estão abertas 650 novas vagas para os cursos da Casa da Cultura e do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU).

Ao todo serão 550 novas vagas para os 16 cursos da Casa da Cultura e outras 100 vagas para os sete cursos disponíveis no CEU das Artes. As inscrições serão realizadas entre os dias 03 e 07 de fevereiro a partir das 08h com a distribuição das senhas. As inscrições serão efetuadas diretamente na Casa da Cultura, localizada na Rua XV de Novembro, Nº 1.638, no Jardim La Salle e no CEU das Artes, localizado na Rua Ledi Fisher Maas, Nº 1.735, no Jardim Europa.

Os documentos necessários para fazer a inscrição em um dos cursos são as cópias do comprovante de residência, Registro de Pessoa Física (CPF), e Registro Geral (RG). A diretora do Departamento de Cultura, Melissa Mareth, destaca alguns dos benefícios dos cursos para a comunidade.

“São várias opções de cursos em inúmeras áreas da cultura como música e instrumentos, pintura e teatro dentre outros. Tudo isso de maneira gratuita, sendo que o aluno tem apenas que arcar com o material que utilizará durante o curso. Por isso a gente entende que são ótimas oportunidades de aprender algo interessante culturalmente de forma gratuita e com qualidade no ensino”, destacou.

Todos os cursos são gratuitos, sendo que os alunos têm apenas que ter o seu instrumento ou o material necessário para participar das aulas. A Secretaria da Cultura conta atualmente com nove professores concursados e especializados em suas respectivas áreas de atuação.

“A capacitação dos professores é outro diferencial dos cursos ofertados pela Secretaria da Cultura. Nós temos nove profissionais concursados e devidamente capacitados para ministrar as aulas com a devida técnica e conhecimento em sua área de atuação”, informou, a diretora.

Na Casa da Cultura os 16 cursos disponíveis são os seguintes clarinete, flauta transversal, saxofone e teoria musical, violão e guitarra. Ainda estão disponíveis os cursos de musicalização e técnica vocal, desenho e pintura em tela, e viola caipira.

No CEU das Artes estão disponíveis para a inscrição sete cursos, que contam com a parceria das Secretarias da Juventude e de Esportes e Lazer. Os cursos disponibilizados são de capoeira, danças urbanas, violão, bateria, violino, skate e badminton.

A maior parte dos cursos conta com aula com duração de uma hora, sendo ministrados uma vez por semana. O horário de atendimento para a realização das inscrições é das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30. Lembrando que as vagas são somente para novos matriculados, visto que os alunos antigos efetuaram a sua rematrícula no início do mês de janeiro.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo