Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

5 de junho: Núcleo ODS de Toledo realiza plantio de mudas de árvores

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Integrantes do Núcleo ODS, um dos primeiros plantios dentro desse projeto em junho de 2022. Foto: arquivo pessoal

Por Marcos Antonio Santos

O Núcleo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de Toledo (Núcleo ODS) realiza nesta quarta-feira, 5, às 8h30, um plantio de mudas junto com alunos do 3º ano da Funet.  A ação será no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, na região próxima aos banheiros do parque.

Esta quarta-feira se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste ano o tema é: “Restauração da terra, desertificação e resiliência à seca”. Esse dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

O coordenador do Núcleo ODS Toledo, jornalista Dielson Kleber Pickler, disse que está previsto o plantio de 30 mudas de árvores no Parque do Povo. “Faremos uma ação de educação ambiental, primeiro orientando as crianças sobre a importância disso, lembrando o Dia do Meio Ambiente. Inclusive, para esta quinta-feira, devemos plantar mais 70 mudas naquele espaço”.

Segundo ele, a ação faz parte de um projeto antigo, o qual o Núcleo ODS participa desde o início com seus integrantes e parceiros, que é ajudar a ampliar a área de proteção da mata ciliar daquela nascente que tem próximo aos sanitários do parque. “Estamos junto com a MA Máquinas, Uniprime, Funet, Prati Donaduzzi, Núcleo de Educação e várias secretarias municipais. Temos ajudado a realizar essa área de preservação, a qual deve receber um anel de ipês”, menciona.

As mudas serão fornecidas pelo Instituto Água e Terra (IAT). “Mas a Secretaria Meio Ambiente é que vai orientar sobre quais poderemos realizar o plantio naquele lugar”, informa Dielson Kleber Pickler.

O local de plantio será no polígono rosa em destaque. Foto: ilustração

FUNET – A professora do Fundamental I, Mirian Arnold, disse que o Colégio Funet vem participando há muito tempo de ações de sustentabilidade e integra o Núcleo ODS que tem como objetivo despertar desde cedo nos estudantes o carinho pela natureza, proporcionando experiências de vivência e conscientização em relação ao meio ambiente. “ O plantio de árvores que acontecerá nesta quarta-feira é uma das atividades do calendário de ações referentes à programação do Junho Verde promovido pelo Núcleo ODS. Este ano, estudantes do 3°ano do Ensino Fundamental I, terão a oportunidade de plantar árvores de diversas espécies. Serão plantadas cerca de 30 mudas no local”.

Para a professora, Toledo é uma cidade bonita e arborizada, e conta com uma infraestrutura e espaços de lazer que visam preservar a fauna e flora nativa com diversos projetos ambientais envolvendo a comunidade. “A ação com os estudantes é muito importante, pois daqui a pouco serão adultos que seguirão cuidando e protegendo o meio ambiente”, afirma Mirian Arnold.

Espécies que serão plantadas:

– Angico branco

– Gurucaia

– Pau d’alho

– Monjoleiro

– Guaritá

– Jabuticaba.

MEIO AMBIENTE – O Dia Mundial do Meio Ambiente reflete a grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.

Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.

Fotos: arquivo pessoal

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2789 – 08/08/2025

Cotações em tempo real