Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

2º LirAa do ano em Toledo mostra que combate ao Aedes aegypti precisa continuar

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Agente fiscalizando vasos de flores. Foto: Decom/Pref de Toledo/arquivo

O Setor de Controle e Combate às Endemias realizou, entre quarta e sexta-feira desta semana (17 a 19), o segundo Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa) de 2024 e o resultado mostra que o combate ao mosquito que causa dengue, zika vírus e febre chikungunya não pode parar. Nestes três dias, os agentes de combate a endemias (ACE) visitaram 1.779 imóveis de todos os bairros da cidade (sorteados aleatoriamente por plataforma do Ministério da Saúde) e o índice de infestação predial (IIP) foi de 4%.

Esta média está muito acima da recomendada pelos organismos nacionais e internacionais de saúde (1%) e superior à do LiraA anterior (em janeiro de 2024, 3,4%). Comparado ao mesmo período de 2023, quando o IIP foi de 4,3%, houve uma pequena queda.

Os bairros Lorenzetti (16,66%), Independência (13,33%), Vila Becker (12,5%), Gisela (10,52%), e Panorama II (10,34%) registraram os cincos maiores IIP do segundo LirAa de 2024.  Lixo doméstico, pratos de plantas, depósitos fixos, pneus, tonéis e cisternas estão entre os objetos onde os focos do mosquito que transmite a dengue e outras doenças foram encontrados com maior recorrência durante o levantamento.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2801 – 17/12/2025

Cotações em tempo real