Semana do Migrante oferece uma oficina gratuita de graffiti para crianças. Foto: reprodução Redes Sociais

Da Redação

Com apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura de Toledo, a Embaixada Solidária está promovendo até o dia 26 de junho, a 2ª Semana do Migrante. O evento foi viabilizado com recursos da etapa municipal da Lei Paulo Gustavo, após aprovação ao projeto enviado pela organização.

No último domingo, 16, uma miscelânea cultural tomou conta da Praça da Criança, no Jardim Gisela, com as intervenções do Festival de Cultura Afro Brasileira, realizado pela Embaixada Solidária. Brasileiros, cubanos, haitianos de demais povos, entre adultos e crianças, dançaram, cantaram, e interagiram com as diversas apresentações. O Circo da Alegria também esteve presente abrilhantando a festa, com acrobacias e interações do circo escola, projeto ativo há mais de 30 anos em Toledo.

GRAFITTI – O Graffiti é uma expressão artística presente na Embaixada Solidária desde sua fundação, com intervenções e belas pinturas colorindo e traduzindo o laço entre os povos que por aqui passam. Dessa vez, além de um novo painel produzido pelo artista Isaac Souza de Jesus que integra o espaço de convivência da sede, a Semana do Migrante oferece uma oficina gratuita de graffiti para crianças, que vai acontecer na sede da Embaixada nesta sexta-feira, 21, às 14h, ministrada pelo artista Tiago Brandão. Na parte da noite o Céu Aberto Cine Clube apresenta, a partir das 19h, sessões de cinema com a exibição de dois curta metragens nacionais que passeiam pelo tema de migração e novos começos. Após a exibição o espaço fica aberto para trocas e debates.

Foto: reprodução Redes Sociais

FORRÓ – Na noite dessa quinta-feira, 20, a Embaixada Solidária arrastou o pé com a Oficina de Forró Pé de Serra, um desdobramento da ação da comissão de cultura da UTFPR – Campus Toledo. A atividade promoveu de forma divertida a integração sociocultural e a disseminação de um dos patrimônios culturais imateriais brasileiros: o forró. Além de apreciar a música, os participantes praticaram os passos básicos da dança, valorizando o respeito mútuo do ser humano de diferentes raízes culturais e a melhoria da qualidade de vida. Em seguida aconteceu mais uma noite de partilha e culinária, dessa vez é a gastronomia venezuelana.

PROGRAMAÇÃO – O evento, que homenageia o dia do refugiado – 20 de junho – e o dia nacional do migrante – 25 de junho, segue sua programação que aberta ao público e gratuita.

21/6 – SEXTA-FEIRA

14h – Embaixada Solidária – Oficina de grafitti para crianças

19h – Embaixada Solidária – Cine Céu Aberto

22/6 – SÁBADO

15h – Praça da Criança – Arraiá do mundo inteiro

23/6 – DOMINGO

10h – Embaixada Solidária – Domingo de Cuba (oficina e partilha da culinária cubana)

14h30 – Embaixada Solidária – Oficina de colagem “Do não-lugar ao lar”

14h30 – Praça da Criança – Aula experimental de skate para crianças

25/6 – TERÇA-FEIRA

9h – Unioeste/Câmpus Toledo – Abertura da exposição “Mundo em Retalhos”

Fonte: Com Assessoria