O Instituto Nacional de Meteorologia – INMET divulgou nesta segunda-feira (28) a lista dos municípios que estão com alerta laranja para temporais. Ao todo 277 cidades do Paraná compõe a relação.

O INMET alerta para riscos potenciais e chuvas entre 50 e 100 milímetros (mm). Os ventos podem ser intensos entre 60-100Km/h com queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Segundo o SIMEPAR a previsão para esta terça-feira será de mais um dia de tempo muito quente em todas as regiões do Paraná. O Sol brilha desde cedo e ocasiona o rápido aquecimento diurno e as temperaturas se aproximam dos 40 °C nas regiões Oeste e Noroeste do Estado. A partir da tarde eventos de chuvas isoladas estão previstos para ocorrer nas diversas regiões do Paraná, inclusive com previsão de temporais localizados.

A Defesa Civil orienta que em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, não estacione veículo próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível desligue aparelhos elétricos. Caso necessite de atendimento ligue para a Defesa Civil 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Rogério Clérice – Gazeta de Toledo
Informações Simepar/INMET