Primeira edição, de 03 de dezembro de 1994.
Última edição, em 30 e 31 de agosto de 2008, antes de mudar de acionistas e de marca.
Primeira edição do retorno da Gazeta, em 11 de setembro de 2013, mesmo dia em que 12 anos antes o mundo tremeu com os atentados que derrubaram as torres do Word Trade Center.

Duas das datas signifi­cativas para a comunicação com qualidade jornalística de Toledo, 11 de setembro 2013 e 03 de dezembro de 1994.

Sempre pioneira nas tecnologias e mais diversifi­cada, a começar pelas múltiplos apresentações e variadas plataformas: formato digital/PDF, modelo tabloide, site de qualidade e presentes em diversas redes sociais. Editada por uma equipe inovadora e focada no fomento do desenvolvimento da cidade com o maior PIB agropecuário do Paraná (R$3,5 bi) por oito anos consecutivos, além de muitos conteúdos de interesse plural. Assim é a Gazeta de Toledo.

O pioneirismo na migração do jornalismo impresso para o jornalismo digital no Paraná

Uma das pioneiras na qualidade da impressão em cores, nas informações e nas inovações, se adiantou e vê agora muitos jornais também aderindo à rede para entrar na era digital, em sua maioria focada em um jornalismo de caráter local, regional e estadual, da mesma forma como são as páginas diárias da Gazeta de Toledo. Esse pioneirismo teve inicio dia 16 de dezembro de 2016 e fez com que acertadamente ganhássemos milhares de novos leitores.  

Fomos chamados de “loucos”

Antes de concluir a migração de 100% do seu conteúdo para o sistema digital, a Gazeta já atuava com sua plataforma eletrônica, via site, que impressionantemente chegou a 24 milhões de acessos em menos de quatro anos (2013 a 2016). Fomo o primeiro do Paraná a atuar nas redes com a simples transposição de conteúdos impressos para o online, com tratamento editorial e mercadológico que confere à empresa status de jornalismo online, sério e isento. Essa é uma função inerente e intransferível do jornalismo, seja qual for a mídia ou suporte que o veículo utilize, para estar sempre à frente nas informações, tecnologias e ferramenta de negócios.

Fomos loucos? Sim!

Entre as frases mais correntes vindas de assinantes e demais leitores da Gazeta, ouvíamos: “Estão loucos? Agora que fecham as portas de vez!

Só que essa nossa “loucura” vista pelo lado de fora, foi sendo desmistificada gradativamente graças à inteligência de duas pessoas, que se chamam Marcus Henrique de Lima e Gabriel Lessa Langner de Lima, dois jovens trituradores de tecnologia, que mesmo atuando fora do Jornal, nos orientavam com as frases mais curtas e certeiras: – “Pai, impresso já foi”. Chegaram a contradizer, inclusive, uma pesquisa internacional de mercado jornalístico realizada em 15 países, que apontava 35 anos de vida para o papel.

Sabedores então do que difere o web jornalismo do jornalismo impresso, no dia 16 de dezembro de 2016 migramos definitivamente para o web jornalismo, que não tem horário de fechamento. A cada segundo podemos alimentar o site, conectado a todas as redes sociais, tudo em tempo real, sem limites de espaço, podendo linkar quantas matérias forem. Assim, “loucamente”, atingimos milhões de leitores, atingindo uma audiência que na versão impressa nunca se tinha certeza.

Hoje, 11 de setembro de 2021, esse jornal completa oito anos com essa tecnologia de ponta, levando informações que são prestigiadas por todos os segmentos organizacionais, incluindo lideranças políticas e religiosas, sendo utilizado como ferramenta para contribuir com o bairro, o distrito e o mundo.

Esta Gazeta de Toledo tem a consciência dessa realidade e se soma como uma ferramenta da sociedade, que pode levantar e conhecer nossa região nas suas várias facetas, buscar suas aspirações e conhecer nossas potencialidades.

Nota:

Dedico essas duas datas a meu mestre/mentor e parceiro Sergio Guis (in memoriam)

Eliseu Langner de Lima – Diretor

Marilene Lessa – Comercial

Fernando Braga – Editor/jornalista

Glecia Thais Sokolek – Diretora de artes/diagramação

Gercika Lisboa – Departamento de jornalismo/conteúdo digital

Marcus Henrique de Lima – Diretor de desenvolvimento/planejamento

Gabriel Lessa – Diretor/editor de artes/produção