Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

2022 foi marcado por crescimento e oportunidades no Biopark

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Novos cenários, oportunidades e conquistas fizeram parte do ano de 2022 no Biopark, em Toledo, Oeste do Paraná. A evolução marcou o território da inovação que encerra o ano com investimento de R$ 90 milhões destinado à educação, pesquisa, obras e atração de empresas. Os avanços atraem cada vez mais pessoas para o local – hoje, cerca de quatro mil pessoas circulam no Biopark diariamente, são estudantes, empreendedores, trabalhadores, fornecedores e visitantes.

Ao completar 6 anos desde a sua fundação, o Biopark já registra mais de mil empregos gerados no local, contabilizando as empresas instaladas e também as obras em andamento. As mais de 160 empresas que já atuam no Ecossistema tiveram um crescimento médio de mais de 100% em faturamento. Foram 89 novos negócios ingressando em 2022, sendo três internacionais.

Neste ano, quase 3,5 mil pessoas participaram de 57 eventos organizados dentro do Biopark, e foram quase seis mil visitantes de todo o Brasil e de outros países conhecendo o local. Por meio do Programa de Educação Ambiental, mais de 300 crianças de escolas do Município estiveram no Biopark e aprenderam sobre paleontologia por meio da escavação de réplicas de fósseis impressos em 3D.

A formatura da primeira turma do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que teve o terreno e prédio doados pelo casal Carmen e Luiz Donaduzzi, fundadores do Biopark, foi um importante marco do ano.

Em infraestrutura, foram 16 obras finalizadas e são mais de 117 mil m² entre pavimentação asfáltica, calçadas e ciclovias entregues e prontas para uso. Um marco de 2022 foi a inauguração do primeiro edifício residencial que já recebe os primeiros moradores do Biopark. “Nós estamos chegando no final de mais um período de solidificação do que vinha sendo proposto e o que fica muito claro para nós, é que estamos consolidando ações que estão dentro do planejamento”, destaca o vice-presidente do Biopark, Paulo Victor Almeida.

Educação e Pesquisa

O Biopark Educação encerra 2022 com 1500 alunos envolvidos em seus mais diversos programas e cursos que vão desde o ensino infanto-juvenil até a pós-graduação. O fundador do Biopark, Luiz Donaduzzi, destaca a importância da área na estratégia do Parque. “2022 foi um ano muito bom, nós crescemos mais que 100% na captação de empresas e as ajudamos a crescer em faturamento e geração de empregos. Mas, o grande avanço foi na área de educação. O objetivo é gerar uma educação que gere um trabalho bem remunerado para que as pessoas possam comprar sua casa, seu carro e colocar seus filhos em escolas melhores”, ressalta.

Com o foco em manter o alto índica de empregabilidade dos estudantes, que ultrapassa 90%, o Biopark Educação proporcionou oportunidades como o Connect – Curso de Programação, que ofertou 48 vagas e bolsa de R$ 2 mil para todos os aprovados. Em 2022 aconteceu também a primeira a edição do Empreende Mulher, voltado à empreendedoras que têm um pequeno negócio formal ou informal, ou uma ideia de negócio com o objetivo de formalizar uma empresa. Além de Administração, Farmácia

e Análise e Desenvolvimento de Sistema, para o vestibular 2023 foram ofertados os novos cursos de Ciência de Dados, Ciência e Tecnologia, Engenharia de Software e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

Envolvendo a área educacional, importantes parcerias foram firmadas em 2022 com instituições como a Universidade Federal do Paraná, IFPR e Prefeitura Municipal de Toledo, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), Fundação Dom Cabral e Prati-Donaduzzi.

“Vamos consolidar a nossa estratégia de transformação da Faculdade Biopark em um centro universitário. Com isso, dobraremos os cursos de graduação e ampliaremos o número de vagas do nosso Clube de Ciências, além de aumentarmos as idades de atendimento. Seguiremos com parcerias relevantes com instituições respeitadas e os nossos investimentos em pesquisa, além da implantação de uma Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Embrapa, que trarão benefícios para as empresas, investidores e estudantes”, ressalta o diretor do Biopark Educação, Paulo Rocha.

Na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, destaca-se o trabalho do laboratório de Queijos Finos que, em parceria com os produtores, lançou quatro novos queijos para o mercado. No 2º Mundial do Queijo do Brasil – Campeonato Internacional receberam medalha de prata os queijos tipo Camembert, da Queijaria Flor da Terra, e Tomme Negro D’Oeste, da produtora Gelir Giombelli, e medalha de bronze o Queijo tipo Gouda, da produtora Marcia Ludwig.

Novas empresas

Em 2022, grandes empresas firmaram parceria com o Biopark, entre elas a Unimed, com o anúncio da instalação de hospital de alta complexidade no local, e a Volvo Penta – que tem o objetivo de desenvolver projetos na área de biogás para motores da marca. O anúncio de instalação de uma Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa no Biopark e o Termo de Cooperação assinado com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) fortaleceram ainda mais o Ecossistema de negócios.

Entre os Programas de incentivo ao empreendedorismo estão a Incubadora que graduou 14 empresas durante o ano, e o Programa de Residência que oferece benefícios exclusivos para empresas de todos os portes dentro dos segmentos Agro, TI e Saúde. Mais de 60 barracões estão em construção no setor industrial do Biopark, o que deve acelerar ainda mais a instalação de empresas no local, em 2023.

“Para 2023, a nível territorial, teremos o começo da construção do hospital da Unimed, o que representa um grande impacto para a saúde. Nas empresas, faremos agora um acordo com o governo Chileno, onde receberemos a cada seis meses pelo menos 10 startups do Chile para atender o Agro, TI e Biotecnologia. Além disso, vamos começar o ano com a participação no Show Rural para onde levaremos nossas áreas e faremos vários lançamentos incluindo as áreas imobiliária, educação e pesquisa”, finaliza o vice-presidente do Biopark, Paulo Victor Almeida.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Biopark

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real