Friday, May 29, 2020
Isenção e Verdade


Escolas municipais começam a distribuição do Cartão Comida Boa

Teve início nesta segunda-feira (18) a distribuição das 6.130 unidades do Cartão Comida Boa para famílias de Toledo em situação…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia18 de maio de 2020, 16:51h

Clique Aqui


Teve início nesta segunda-feira (18) a distribuição das 6.130 unidades do Cartão Comida Boa para famílias de Toledo em situação de vulnerabilidade social. Embora a ação esteja sendo coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS), este trabalho está sendo realizado em todas as 36 escolas da rede municipal de ensino.

Cada cartão dá direito a um voucher de R$ 50,00 por mês (durante 3  meses) que podem ser gastos na compra de alimentos em supermercados e mercearias conveniados. A iniciativa é do Governo do Estado e conta com recursos do Fundo de Combate e Erradicação à Pobreza. “Foram escolhidas aquelas que estão no CadÚnico e possuem renda mensal de até meio salário mínimo per capita. Quem não está na lista precisa esperar um pouco, pois nossa equipe vai tentar a inclusão, mas não podemos garantir que conseguiremos”, observa a diretora de Vigilância Socioassistencial, Josieli Magnus.

Para saber se está na lista do Comida Boa, a pessoa cadastrada como titular de cada família no CadÚnico, do governo federal, pode consultar, por meio do número do CPF, o site http://www.cartaocomidaboa.pr.gov.br/form/beneficiarios.php. Caso o nome esteja lá, somente o titular deve procurar a escola municipal mais próxima de casa levando documento com foto e CPF, usando máscara e não ir acompanhado de crianças. No ato também será cadastrada uma senha para o cartão, o qual só poderá ser usado em empresas varejistas do ramo alimentício.

A diretora salienta que o cartão é feito de papel, onde há um QR Code, mecanismo que impede fraudes em geral. “Esta tecnologia permite que dois cartões não estejam vinculados ao mesmo CPF. Para usá-lo, basta o beneficiário chegar nos estabelecimentos conveniados, apresentar o cartão que terá seu QR Code lido pelo aplicativo instalado no celular ou tablet da empresa, o qual solicitará uma senha. Se esta estiver correta, a compra é finalizada”, detalha.

Uma das beneficiárias é Solange, moradora do Jardim Coopagro, vendedora ambulante que em razão da pandemia passou a ter dificuldades ainda maiores para ajudar nas contas do lar. “Estou sem trabalhar, tenho imunidade baixa e não estou podendo sair para trabalhar. A geladeira já estava vazia e este cartão vai ajudar muito, pois tenho duas crianças em casa. Vai ser importante, vem numa boa hora”, avalia.

Cronograma

Nesta segunda-feira estão sendo entregues cartões às famílias cujo nome dos titulares iniciam-se com as letras “A”, “B”, “C”, “D” e “E”. Amanhã (19) será a vez dos responsáveis de iniciais “F”, “G”, “H”, “I”, “J”, “K” e “L”.

Na quarta-feira (20) podem retirar o Cartão Comida Boa os titulares de famílias beneficiadas de iniciais “M”, “N”, “O”, “P” e “Q”. Os demais (iniciais “R”, “S”, “T”, “U”, “V”, “W”, “X”, “Y” e “Z”) devem ir à escola municipal mais próxima na quinta-feira (21). A sexta-feira (22) será reservada para a entrega daqueles que não conseguiram ir no dia estipulado.

Conveniadas

A equipe da Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família está entrando em contato com proprietários de supermercados, mercados, mercearias e estabelecimentos que vendem itens alimentícios com o objetivo de cadastrar estas empresas no Cartão Comida Boa. Até o momento, 15 empresas com 25 pontos de venda instalados Toledo já se conveniaram.

Para se cadastrarem imediatamente a este programa do governo estadual, as empresas (mercados, armazéns etc) deverão baixar o aplicativo SeuVale Empresas, no Google Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.seuvalepj). A única exigência é que sejam varejistas do ramo alimentício. Todas as instruções completas estão disponíveis em http://www.cartaocomidaboa.pr.gov.br/manuais/seuvale-manual-cadastramento-estabelecimento-v1.pdf. Para mais informações pelo call center 3378-8600 ou whats (045) 99841-7800 e 99152-8010.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: