Friday, May 29, 2020
Isenção e Verdade


Presidente do CDU Gabriel Baierle torna público situação das reformas do HR.

Comissão de Desenvolvimento Urbano e Economia se reuniu extraordinariamente para averiguar situação do Hospital Regional nessa quarta-feira na câmara municipal…

Por redacao gazeta , em Gente x Poder , no dia13 de maio de 2020, 17:50h

Clique Aqui


Comissão de Desenvolvimento Urbano e Economia se reuniu extraordinariamente para averiguar situação do Hospital Regional nessa quarta-feira na câmara municipal de Toledo.

Além do presidente, demais membros da CDU, puderam questionar e ouvir os esclarecimentos do engenheiro civil Maurício Pozzolo Batista e o engenheiro eletricista Marcio André Wathier, ambos da Prefeitura e os fiscais da obra.

O que ficou evidenciado no encontro é que depois que foi retirado o forro de gesso para a reforma constatou-se inúmeras outras irregularidades que anteriormente não se via, tanto na parte civil da obra, quanto na parte hidráulica e elétrica, entre outras.

Com um volume maior de serviços a serem feitos o prazo para que a obra de reforma fosse entregue, que seria setembro, não deverá ser cumprido, exigindo novo aditivo.

Inicialmente, para a reforma, estava previsto o investimento de R$ 3.439.909,89 para a climatização das estruturas. Recursos do Governo do Estado. Outros R$ 5.872.836,75 para a reforma estrutural que envolve demolição interna (forro, alvenaria e portas), demolição externa (retirada do revestimento externo) e a implantação de um novo sistema elétrico. Recursos integralmente do Tesouro Municipal.

Hospital Regional – Redes de comunicação interna – TI

100% das instalações para o sistema de redes interno do hospital regional foram condenados pela perícia do MP e nada foi ou será aproveitado.

Hospital Regional – Parte elétrica

Nem 10% das instalações elétricas feitas nas obras do hospital Regional estavam dentro das normas (NBR) de segurança e certificação, cabos emendados com bitolas e cores diferentes e sem os devidos isolamentos mínimos. Para se ter uma ideia das lambanças dessa obra foi instalado cabos em alumínio permitido somente para áreas externas. Ou seja, 90% das instalações elétricas serão substituídas.

Fotos de Vagner Delabio

Hospital Regional – Parte hidráulica

Outra instalação que entrou pelo cano literalmente, foi a hidráulica (esgoto). Onde os tubos (canos) teriam que ter a espessura mínima de 100mm, foram instaladas de 0,75mm. Ainda podemos incluir o revestimento externo que caiu, falta das tubulações aéreas do ar condicionado e, um detalhe estrutural que compromete a estrutura física onde algumas colunas tinham espaços com mais de 20 cm de cortes.

Não compareceu

O engenheiro civil Ricardo Zampieron Marin, da Construtora Guilherme, responsável pelas reformas do hospital regional se comprometeu em vir apresentar um relatório ao CDU e não apareceu. A comissão, assim mesmo realizou a reunião e muitas informações foram confirmadas daquilo que prevê o contrato nº 460.

CLÁUSULA I – DO OBJETO

Execução global (material e mão de obra) das adequações do Hospital

Regional de Toledo-PR, visando atender às necessidades de reestruturação física e adequações elétricas existentes, conforme Projetos, Memoriais descritivos, Especificações Técnicas, Planilha Orçamentária de Serviços e Cronograma Físico-Financeiro, anexos ao processo licitatório. Vejam na integra: CONTRATO N.º 0460 de 2019 – PMT com Construtora Guilherme

Assaltos à funcionários

A ação de marginais vem preocupando os colaboradores das empresas  BRF e PRATIDDONADUZZI,  durante a troca de turnos. Os marginais estão agindo armados e de moto levando os pertences dos trabalhadores. Moradores dos bairros adjacentes, já peticionaram as autoridades policiais para tomarem providências.

Ser amado ou temido?

Maquiavel em seu livro “O Príncipe” levanta esse tema:  ser amado ou temido? É que em síntese está acontecendo em Toledo com o prefeito Lúcio e o projeto de restauração do Parque Ecológico Municipal Diva Paim Barth.

Ser amado ou temido? I

Uns acham que seria melhor investir na conclusão do Hospital Regional, o que já está sendo feito. Outros que realmente 35 anos depois o prefeito acertou. Assim segue a vida de um gestor quando agrada gregos, os troianos esbravejam. Em teoria, é melhor ser amado do que temido, mas por ser difícil conseguir o amor é mais seguro ser xingado e temido, hoje…

Urubus com ciúmes dos passarinhos da saúde.

Meus “urubus” se reuniram na noite de ontem para reclamar a esse colunista de o porquê a secretária de saúde da prefeitura de Toledo não os coloca também nas lives do “boletim” do corona?  Justamente nós que moramos e cuidamos desse prédio com chuva ou sol, grunhiram eles? Calma gente, vou pedir ao Fábio Ulsenheimer que também fique de olho em vocês para registrar lindos momentos como esse das “Beneditas-aves”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: